Mozilla lança Firefox 21 com melhorias em sua performance

Por Redação | 15.05.2013 às 17:34

A Mozilla, cumprindo seu cronograma de atualizações, lançou nesta terça-feira (14) a nova versão do seu navegador, o Firefox 21, para desktop e aparelhos equipados com Android. O software traz melhorias consideráveis em seu desempenho e performance, bem como novos recursos.

Entre as novidades presentes no Firefox 21 está a introdução da ferramenta Firefox Health Report, que é capaz de monitorar o funcionamento do navegador como, por exemplo, tempo para inicialização e número de 'crashes'. O recurso também oferece automaticamente soluções e outras ferramentas para corrigir as falhas apresentadas - o Health Report pode ser acessado pela aba 'Help' (Ajuda) do navegador e ainda está em fase de implantação.

Firefox 21

Reprodução: Canaltech

Como o Health Report está em fase inicial, o próprio navegador consegue calcular o tempo de inicialização e execução de tarefas e, em casos de lentidão, informa o usuário em uma janela pop-up na parte inferior da tela, além de indicar soluções para o problema. No quesito privacidade, o recurso 'Do Not Track', que permite que sua navegação não seja monitorada por outros sites, foi otimizada e, agora, traz três novos recursos. Um deles indica quais páginas você não quer ser rastreado, outro mostra as que você aceita ser monitorado e outra que mantém todas as suas preferências ocultas.

Firefox 21

Reprodução: Canaltech

A API Social (Interface de Programação de Aplicativos) do Firefox também ganhou uma atualização. Antes, a ferramenta tinha suporte apenas para o Facebook, mas com a nova versão ela ganhou suporte para três outros sites: o agregador de notícias Cliqz, a rede social do Japão Mixi e o msnNOW. Os desenvolvedores ainda resolveram alguns problemas de segurança e de compatibilidade do Firefox.

Já a nova versão do navegador para Android ganhou uma atualização em sua interface, ficando mais parecida com o visual do próprio sistema do Google, bem como correção de bugs, instabilidades, segurança e a capacidade de salvar arquivos com apenas um toque 'longo'.