Mozilla e Samsung anunciam parceria para criar novo navegador

Por Redação | 04 de Abril de 2013 às 12h00

A ideia pode soar bastante ousada, mas a Mozilla e a Samsung anunciaram nesta quarta-feira (3) uma parceria para tentar "reconstruir o navegador a partir do zero em um hardware moderno". A criação está sendo chamada de 'Servo' e está sendo desenvolvida desde o ano passado.

A Fundação ressaltou que a reconstrução do Firefox significa abordar as causas de vulnerabilidades de segurança e a concepção de uma plataforma que pode utilizar plenamente o desempenho do hardware. O Servo será escrito em Rust, uma nova linguagem de sistemas de segurança desenvolvida pela própria Mozilla, com a ajuda de alguns entusiastas que, segundo a empresa, representa "uma comunidade crescente".

O motor do navegador experimental está sendo desenvolvido para Android e ARM, e as empresas acreditam que esse seja um passo importante para iniciar pesquisas mais aprofundadas para seu uso em smartphones. De acordo com o site TechCrunch, um porta-voz da fabricante coreana disse que a Samsung "está pesquisando novas tecnologias para inovar em produtos que façam parte do legado".

A notícia da parceria entre as empresas segue a última atualização do Firefox, que, entre as novidades, trouxe a opção de abrir uma nova aba de navegação privada sem precisar fechar ou mudar a sessão de navegação atual. Aliás, a Mozilla tem se mostrado realmente ousada em seus projetos. Na última semana a Fundação anunciou que pretende trazer games de alta performance para o Firefox.

Saiba mais: Nova atualização do Firefox oferece mais controle de privacidade para o usuário

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.