Mozilla deve lançar dispositivo para concorrer com o Google Chromecast

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 09h30
photo_camera Divulgação

O número de serviços de streaming de vídeo não para de crescer. A popularização desse modelo de negócio veio com a Netflix e mais recentemente com o Google Chromecast, um dispositivo em formato de pen drive que transmite o conteúdo do celular ou da internet direto para a TV. E no que depender do site GigaOm, em breve a Mozilla também vai entrar na briga e lançar um concorrente para o aparelho da gigante das buscas.

De acordo com a página, a empresa responsável pelo navegador Firefox está trabalhando há algum tempo no gadget, que deveria ter permanecido em segredo por mais algumas semanas. No entanto, na última quinta-feira (19), informações sobre a novidade começaram a vazar depois que Christian Heilmann, desenvolvedor evangelista da companhia, divulgou em sua conta pessoal no Twitter uma imagem do acessório, que também já foi testado por outros profissionais e pela equipe do GigaOm.

"Tenho acompanhado este projeto há algum tempo e ainda há muitas perguntas não respondidas. O que eu sei é que se trata de um projeto ambicioso que visa combinar o compromisso da Mozilla em entregar um dispositivo de streaming semelhante ao Chromecast", disse Janko Roettgers, repórter do site. Ele ainda comenta que não há data de lançamento ou preço definidos, nem como o pequeno aparelho se chamará. Aparentemente, ele será batizado de "Netcast" dentro do navegador Firefox.

Os grandes diferenciais do produto são o sistema Firefox OS, que vai equipado no gadget, e sua falta de restrições. Mesmo com seu kit de desenvolvimento (SDK, na sigla em inglês) aberto em fevereiro, o Chromecast ainda não oferece suporte a determinadas ferramentas e sistemas operacionais, como o Windows Phone e o próprio Firefox OS. Por outro lado, o pen drive de streaming da Mozilla adotaria uma filosofia totalmente aberta e menos rigorosa, sendo capaz de rodar aplicativos de outras plataformas e até mesmo do rival produzido pelo Google.

Outro detalhe é que, embora o Google controle de perto o desenvolvimento e fabricação do Chromecast, parece que a Mozilla está muito menos envolvida na produção real do suposto Netcast. Em comunicado oficial, a fundação disse que o "Firefox OS é uma plataforma aberta disponível gratuitamente na qual qualquer empresa pode trabalhar em cima [de qualquer tipo de aparelho], sem restrições, o que significa que as companhias podem experimentar diferentes recursos que rodam o Firefox OS".

Na prática, isso quer dizer que qualquer um realmente interessado pode desenvolver um gadget similar ao Chromecast, mas rodando o sistema operacional da Fundação Mozilla. No vídeo abaixo, o GigaOm faz um breve hands-on do Netcast. Assista:

Vale lembrar que o Chromecast já está disponível no Brasil por R$ 199 e oferece suporte a apps como YouTube, Google Play Filmes, Google+ (para visualização de fotos), Netflix, Rdio, Vevo, Crackle, RealPlayer Cloud, Avia, entre outros. O dispositivo permite acessar vídeos online, fotos e arquivos de áudio na TV enviados diretamente de um tablet ou smartphone, simplificando o compartilhamento desses conteúdos. Ele é compatível com todos os aparelhos dos sistemas iOS e Android, além de notebooks com OS X, Windows ou Chromebooks.

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.