Mozilla anuncia seu novo diretor de tecnologia, Andreas Gal

Por Redação | 25.04.2014 às 16:25

A Mozilla anunciou nesta sexta-feira (25) que Andreas Gal assumirá a diretoria técnica da empresa após Brendan Eich deixá-la para assumir o cargo de CEO e abandonar a empresa 11 dias depois. Andreas participou de momentos-chave da companhia quando o Firefox passava por momentos difíceis, além de auxiliar no lançamento do Firefox OS, o sistema operacional para dispositivos móveis da Mozilla.

Em publicação no blog da empresa, Chris Beard, atual presidente-executivo interino, destacou as qualidades e competências de Andreas. "Andreas é reconhecido por todos como autoridade em tecnologias web e é um ótimo líder técnico", disse.

O anúncio acontece pouco tempo depois de Brendan Eich deixar a Mozilla e o cargo de CEO da empresa. Antes disso, Eich ocupava o cargo que agora será assumido por Andreas e o deixou justamente para assumir a presidência executiva da empresa. A escolha de Eich como CEO desagradou a uma série de pessoas, em especial ao público LGBTT, que o tachou de homofóbico por ter apoiado e contribuido financeiramente para a criação de uma lei que proibiria o casamento gay. Tanta reprovação fez com que Eich permanecesse apenas 11 dias no cargo de CEO.

Andreas começou a trabalhar na Mozilla em 2008, na equipe de desenvolvimento JavaScript da empresa. De lá para cá ele participou de inúmeros projetos e iniciativas, incluindo o Firefox OS, Rust, Servo, pdf.js e Shumway. A partir de agora, no entanto, ele liderará a equipe técnica e representará a Mozilla em assuntos técnicos quando necessário.

Em seu blog pessoal, Andreas se mostrou entusiasmado com a promoção e disse que seu objetivo será trazer o mesmo sucesso que obteve em programação web para os dispositivos móveis da empresa. "Estamos à beira da revolução dos dispositivos móveis e o objetivo da Mozilla é acelerar o desenvolvimento do celular e ultrapassar os limites do possível com a Web", escreveu.