Microsoft se une ao W3C para produzir plug-in de chat de vídeo em navegadores

Por Redação | 07.08.2012 às 12:30 - atualizado em 05.03.2013 às 00:09
photo_camera Ubergizmo

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (6) uma nova parceria com o W3C WebRTV para produzir um plug-in gratuito de chat em vídeo para navegadores. A contribuição da empresa no projeto é chamada de "Comunicação personalizável em tempo real na web" ou CU-RTC-Web.

"O Internet Engeneering Task Force e o Consórcio da World Wide Web criaram grupos de trabalhos complementares para trazer essas experiências para a aplicação mais familiar e amplamente utilizada para acessar a internet: o navegador. O objetivo dessa iniciativa é ajudar a adicionar um novo nível de interatividade para os usuários da web com comunicações em tempo real no seu navegador", afirmou a empresa em seu blog oficial.

A empresa percebeu que a solução atual não atende a todas as suas demandas e acredita que a sua nova proposta irá resolver alguns problemas de inoperabilidade. Segundo o Ubergizmo, o CU-RTC-Web irá adicionar, em tempo real, uma camada de transporte peer-to-peer, bem como construir um serviço sobre o API getUserMedia da W3C.

O projeto também poderá ajudar a melhorar e aprimorar o serviço de ligações em vídeo do Skype, adquirido pela Microsoft no ano passado, e permitir que as pessoas se comuniquem com seus amigos apenas abrindo uma nova aba no seu navegador. Além disso, os usuários do serviço também poderão se comunicar com seus contatos no GTalk e de outros serviços via Skype.

Empresas como o Google e a Mozilla já trabalham em projetos similares ao da Microsoft para levar o chat em vídeo para os seus respectivos navegadores.

Além disso, a Microsoft também tem planos de integrar o Skype com o Outlook.com, antigo Hotmail, em um futuro próximo através da mesma tecnologia.