Microsoft pode estar desenvolvendo navegador completamente novo

Por Redação | 30.12.2014 às 11:44
photo_camera Divulgação

Desde o anúncio do Windows 10 há bastante especulação e expectativa sobre como a Microsoft responderá à reação negativa ao Windows 8.x e também quais novos recursos estarão inclusos no novo sistema operacional. De acordo com rumores recentes, uma das novidades pode ser um novo navegador.

Segundo informações do ZDNet, definitivamente não se trata de uma nova versão do Internet Explorer: a Microsoft estaria de fato criando um novo navegador, completamente do zero, para incluí-lo na próxima versão do Windows. Com o codinome "Spartan", o novo navegador seria bastante parecido com o Google Chrome e o Mozilla Firefox em sua concepção, inclusive suportando a instalação de extensões/complementos, além de estar presente nas versões desktop e mobile do Windows 10.

Segundo as fontes, o navegador continuaria utilizando a engine de JavaScript Chakra e a engine de renderização Trident, presentes no atual Internet Explorer desde a versão 9. Ainda segundo o ZDNet, a Microsoft estaria trabalhando em duas versões de navegadores baseadas no Trident ao mesmo tempo, o que daria a entender que, por questões de compatibilidade, o Windows 10 traria tanto o Internet Explorer quanto o novo navegador.

A Microsoft deverá apresentar mais novos recursos do Windows 10 no dia 21 de janeiro de 2015, então há a possibilidade de vermos alguma novidade a respeito desse novo navegador. Se seu desenvolvimento for confirmado, não deverá demorar muito para que ele possa ser testado pelos usuários da versão Technical Preview do sistema.