Microsoft abre canal para desenvolvedores em ambiente Internet Explorer

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 11h55

Usar código aberto para facilitar o desenvolvimento de softwares e sites não é uma novidade para browsers como o Chrome, do Google, ou o Firefox, da Mozilla. Mas para a Microsoft é. A companhia lançou na segunda-feira (16) o Internet Explorer Developer Channel, uma tentativa de trazer de volta a popularidade do Internet Explorer.

"Estamos muito animados em anunciar o lançamento do Internet Explorer Developer Channel, um browser totalmente funcional, criado para dar aos desenvolvedores e novos adeptos uma prévia dos recursos desta plataforma em que estamos trabalhando", anunciou a Microsoft, em seu blog.

Assim como já acontece no Chrome e no Firefox, como também no Opera e no Safari, os programadores poderão testar nova tecnologia e receber feedback antes de suas criações chegarem ao grande público. É a Microsoft tentando fazer de seus produtos, seja o IE9, o IE10 e, agora, o IE11, algo mais competitivo entre os navegadores.

Mesmo com grande parte das atenções voltadas para os dispositivos móveis, com os esforços de desenvolvedores direcionados aos sistemas operacionais Android e iOS, a internet segue cada vez mais interativa, poderosa e sofisticada, especialmente do ponto de vista dos programadores. Agora, por exemplo, muitos dos aplicativos não precisam rodar necessariamente num PC e podem funcionar diretamente via browser na web.

Entre as novas funções, estão o conjunto de ferramentas F12 Developer Tools, WebDriver para testes automáticos de sites e uso de controle de Xbox para games de browsers.

Para rodar a novidade, é necessário que o Windows seja o 7 SP1 ou o 8.1, com a atualização mais recente do Internet Explorer 11. O uso do Developer Channel não substitui o navegador convencional.

Agora que a empresa abriu o Internet Explorer para novas aplicações, é de se esperar muitas novidades e até mesmo a volta do uso do navegador, mesmo que tímida, daqui para frente.

Fonte: http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2014/06/16/announcing-internet-explorer-developer-channel.aspx

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.