Microsoft abre canal para desenvolvedores em ambiente Internet Explorer

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 11h55

Usar código aberto para facilitar o desenvolvimento de softwares e sites não é uma novidade para browsers como o Chrome, do Google, ou o Firefox, da Mozilla. Mas para a Microsoft é. A companhia lançou na segunda-feira (16) o Internet Explorer Developer Channel, uma tentativa de trazer de volta a popularidade do Internet Explorer.

"Estamos muito animados em anunciar o lançamento do Internet Explorer Developer Channel, um browser totalmente funcional, criado para dar aos desenvolvedores e novos adeptos uma prévia dos recursos desta plataforma em que estamos trabalhando", anunciou a Microsoft, em seu blog.

Assim como já acontece no Chrome e no Firefox, como também no Opera e no Safari, os programadores poderão testar nova tecnologia e receber feedback antes de suas criações chegarem ao grande público. É a Microsoft tentando fazer de seus produtos, seja o IE9, o IE10 e, agora, o IE11, algo mais competitivo entre os navegadores.

Mesmo com grande parte das atenções voltadas para os dispositivos móveis, com os esforços de desenvolvedores direcionados aos sistemas operacionais Android e iOS, a internet segue cada vez mais interativa, poderosa e sofisticada, especialmente do ponto de vista dos programadores. Agora, por exemplo, muitos dos aplicativos não precisam rodar necessariamente num PC e podem funcionar diretamente via browser na web.

Entre as novas funções, estão o conjunto de ferramentas F12 Developer Tools, WebDriver para testes automáticos de sites e uso de controle de Xbox para games de browsers.

Para rodar a novidade, é necessário que o Windows seja o 7 SP1 ou o 8.1, com a atualização mais recente do Internet Explorer 11. O uso do Developer Channel não substitui o navegador convencional.

Agora que a empresa abriu o Internet Explorer para novas aplicações, é de se esperar muitas novidades e até mesmo a volta do uso do navegador, mesmo que tímida, daqui para frente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.