Internet Explorer 10 chega para usuários do Windows 7

Por Redação | 26.02.2013 às 14:20 - atualizado em 27.02.2013 às 17:01

Na tentativa de resgatar parte do mercado de navegadores para seu Internet Explorer 10 (IE 10), a Microsoft começou a liberar nesta terça-feira a versão mais recente do browser para os usuários do Windows 7. O IE 10 será enviado automaticamente para computadores com o Windows 7 na próxima atualização de software.

O Windows 7 ainda é a versão mais utilizada do sistema operacional da Microsoft, presente em cerca de 700 milhões de computadores ao redor do mundo. O Windows 8 conta hoje com uma base de cerca de 60 milhões de PCs e outros dispositivos.

O IE 10 foi desenhado primariamente para dispostivos com telas sensíveis ao toque, como tablets e Ultrabooks com touch screen, mas a Microsoft se mostra confiante que mesmo que dispositivos rodando Windows 7 não tenham essa função, o navegador tenha um apelo forte entre os usuários por ser até 20% mais rápido que o antecessor.

De acordo com a empresa, a atualização está programada para acontecer automaticamente em cerca de 90% de todos os computadores com o Windows 7, mas ainda pode demorar algumas semanas para determinados usuários. Uma versão "preview" do IE 10 foi disponibilizada em novembro do ano passado para usuários do Windows 7. O IE 10 não chegará para usuários do Windows XP, Vista ou outras versões anteriores.

Os primeiros rumores sobre a nova geração do navegador começaram a surgir na Internet em abril de 2012. O browser faz parte de uma série de novos produtos lançados pela Microsoft nos últimos quatro meses, que incluem, além do Windows 8, o tablet Surface, um update para o pacote Office e uma série de melhorias para seu serviço de e-mail online, o Outlook.