Iniciativa da Mozilla fará com que qualquer pessoa possa criar um aplicativo

Por Redação | 23 de Outubro de 2014 às 18h00
photo_camera BRUNO HYPÓLITO / CANALTECH

Todos os usuários de smartphones sabem que o foco dos aparelhos é o uso de aplicativos. Inúmeros downloads são feitos diariamente nas lojas de cada sistema operacional e já existem várias pessoas que trabalham ou sonham em trabalhar na área, que, atualmente, mostra-se cada dia mais promissora.

Já pensou como seria se todos conseguissem fazer seu próprio aplicativo, da forma que desejam? A proposta da Mozilla é mais ou menos essa e já cria expectativas bastante promissoras com relação ao futuro do projeto. A ideia, que surgiu após uma iniciativa da Mozilla, ainda está em processo de desenvolvimento e tem sua previsão para o ano que vem.

O propósito é dar aos usuários de smartphones uma forma de criar aplicativos de uma forma simples e descomplicada. O Webmaker, da Mozilla, faz com que ninguém precise ser um expert na área para poder construir um app.

A empresa planeja lançar o aplicativo para Android e Firefox OS e declarou que há a ideia de criar uma versão do Webmaker para o sistema iOS, mas quando será lançado ainda é uma questão sem resposta. Apesar de estar em desenvolvimento, algumas análises já foram possíveis graças a uma versão demo providenciada por Andrew Sliwinski, da Mozilla.

mozillawebmaker

Já na primeira tela, é possível ver itens com profissões, como jornalista, vendedor, médicos e outras. Logo aí, os usuários já vão poder modificá-los com inúmeros itens em bloco, como textos, imagens e formas, além de serviços de geolocalização. Basicamente, segundo Andrew, o app dá tudo o que alguém precisa para desenvolver uma aplicação básica.

A vontade da Mozilla de construir, a cada dia, uma internet mais livre e independente, junto com o crescimento inabalável da venda e do uso de aparelhos como smartphones, justifica o fato de empresa tomar uma iniciativa que possa fazer com que as pessoas criem o que quiserem em seus celulares.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.