Google quer simplificar URLs com o Chrome

Por Redação | 08 de Maio de 2014 às 15h58

A mais recente versão do Canary, a versão de testes do navegador Google Chrome, tem uma função que está sendo chamada por muitos sites especializados de “URL killer”. Intitulada Origin Chip, a função simplifica o tratamento de URLs ao exibir apenas o nome e endereço simples do site que está sendo acessado, sem grandes linhas de códigos que não fazem sentido algum a não ser para o operador do sistema que os criou.

Como mostra o site da revista americana PC World, o acesso a uma URL complicada do site de vendas Amazon, por exemplo, é simplificado na barra de endereços por um simples amazon.com, indicando o serviço que está sendo acessado naquele momento. A ideia é facilitar o entendimento e tornar a navegação mais fácil. A imagem abaixo também foi publicada peo veículo.

Origin Chip

Preocupações de segurança também entram nessa questão. Um dos golpes mais aplicados na internet por criminosos é o redirecionamento de usuários para sites falsos a partir de emails ou redes sociais, com a vítima sendo levada a acreditar que está acessando uma página legítima. A mudança também pode facilitar a identificação de fraudes desse tipo, deixando mais claro o acesso a um endereço comprometido.

E o Google, claro, também tem suas próprias intenções por trás do Origin Chip. Segundo pesquisas da própria empresa, os usuários de internet cada vez mais acessam seus sites preferidos utilizando a ferramenta de busca, ou apenas digitando o nome na barra de endereços, e não mais por meio da escrita completa de uma URL. Com o “fim” de funções desse tipo, então, as pesquisas na ferramenta seriam ainda mais incentivadas pela mudança.

Mas, por enquanto, nada é definitivo, já que o Origin Chip nem mesmo faz parte das novidades “padrão” do Canary, e sim, deve ser ativado manualmente pelo sistema do navegador. Mas tudo isso pode acabar mudando no futuro e o Google pode acabar sendo, realmente, o pioneiro no assassinato das URLs como as conhecemos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.