Google libera ferramenta que remove infecções do Chrome

Por Redação | 07 de Outubro de 2014 às 16h45

Os navegadores são a principal porta de entrada para hackers e criminosos digitais invadirem os computadores de suas vítimas, normalmente a bordo de cliques em páginas suspeitas ou com a instalação de programas nada amistosos. E por mais que a preocupação com a segurança digital esteja sempre presente, não é todo mundo que tem antivírus eficientes instalados e atualizados constantemente. Pensando nisso, o Google decidiu encarar o problema com as próprias mãos.

A empresa está lançando o Software Removal Tool, uma ferramenta que funciona como um plugin do Google Chrome e é capaz de detectar e desinstalar aplicativos maliciosos que possam servir como brechas de segurança ou interfiram no funcionamento do computador. O download é gratuito e pode ser feito no site oficial.

Chrome Software Removal Tool

Apesar de realizar uma procura em todo o sistema operacional, o software detecta apenas as aplicações que interferem no navegador da gigante das buscas. É o caso, por exemplo, de barras de ferramentas, redirecionadores de conexão ou keylogers capazes de detectar o que é digitado pelo usuário para que hackers possam tentar obter informações como senhas e logins para acesso a serviços.

O download tem apenas 4,4 MB e toda a operação não leva mais do que alguns segundos. Basta baixar e executar o aplicativo para que a varredura seja feita rapidamente e os resultados exibidos na tela. No caso de infecções detectadas, o usuário será informado sobre quais serão removidas. Do contrário, receberá uma mensagem indicando que não foram detectados softwares suspeitos e poderá continuar trabalhando normalmente.

Desde já, porém, o Google afirma que a ferramenta não deve substituir softwares de segurança tradicionais nem realiza uma checagem permanente ou contínua. A melhor forma de se proteger, segundo a empresa, é manter um antivírus de qualidade instalado e funcionando, sempre com as últimas atualizações. Além disso, é importante tomar cuidado com os sites em que se navega e evitar clicar em links suspeitos que possam esconder ameaças ou malwares.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.