Google implementa novos algoritmos de segurança no Chrome para Android

Por Redação | 28 de Abril de 2014 às 07h54

De olho na segurança dos usuários, o Google adicionou suporte a novos algoritmos de criptografia para o Chrome que podem operar até três vezes mais rápido do que o AES-GCM em dispositivos que não possuem aceleração de hardware AES, o que inclui computadores mais antigos e a maioria dos smartphones com o sistema Android.

De acordo com Elie Bursztein, membro da equipe que implementou a nova tecnologia, os algoritmos ChaCha20 e Poly1305 incrementam a experiência do usuário, diminuindo a latência e economizando bateria na medida em que reduzem o tempo gasto na encriptação e desencriptação dos dados.

O trabalho teve início em março de 2013, apontou Bursztein em seu blog, e exigiu um enorme esforço de toda a equipe. No gráfico disponibilizado pelo desenvolvedor, é possível ver uma diferença expressiva no desempenho dos novos algoritmos em relação ao anterior.

Gráfico SSL

Com o tempo, antigos algoritmos naturalmente precisam ser substituídos na medida em que deficiências são encontradas nos códigos e também os novos hardwares trazem mais poder de processamento àqueles que tentam quebrar suas cifras. Mas, de acordo com o engenheiro de software Adam Langley, também membro da equipe que implentou o ChaCha20 e o Poly1305, o fator primordial da transição foi mesmo o desempenho alcançado nos dispositivos móveis. Como é possível observar no gráfico, a combinação dos novos algoritmos consegue enviar dados encriptados a 139,9 Mbit/s em um aparelho com processador Snapdragon S4 Pro Chip (como o Nexus 4). O AES-GCm, por sua vez, não passa de 41,5 Mbit/s.

O algoritmos ChaCha20 e o Poly1305 ainda não são padrões de encriptação estabelecidos, mas Langley e outros desenvolvedores estão trabalhando para formalizá-los. Eles também têm encorajado outras companhias, como a Mozilla, a adicionar suporte aos algoritmos em seus navegadores em dispositivos Android.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.