Google e Mozilla se unem para criar videochat dentro dos navegadores

Por Redação | 05.02.2013 às 13:05 - atualizado em 05.02.2013 às 15:14

O Google e a Mozilla anunciaram nesta segunda-feira (4) uma nova parceria para a criação de um sistema com base em WebRTC, projeto de código aberto para disponibilizar um chat em vídeo e voz dentro do navegador sem a necessidade da instalação de um software adicional. As duas empresas também apresentaram em vídeo o primeiro teste com o chat entre navegadores.

Segundo o IT News, o WebRTC, criado usando JavaScript e HTML, é um conjunto de tecnologias que leva à janela do navegador qualidade de voz, vídeo e de comunicação. Com a parceria entre as duas empresas, os usuários do Chrome e do Firefox poderão iniciar bate-papos em vídeo com seus amigos sem precisar fechar seu navegador ou usar outros serviços como, por exemplo, o Skype.

"Desde o início, este esforço WebRTC foi abraçado por toda a comunidade do código aberto, incluindo membros da equipe de engenharia do Chrome e do Firefox. O objetivo era ajudar os desenvolvedores a oferecerem comunicações seguras, ricas e integradas diretamente aos seus aplicativos na web", afirmou a equipe Google em seu blog oficial.

Teste WebRTC Google Mozilla

Reprodução: The Verge

Os usuários avançados que querem experimentar a nova ferramenta de chat em vídeo entre navegadores deverão realizar o download das versões em beta do Chrome 25 e do Firefox Nightly para Desktop. Por enquanto, os desenvolvedores não informaram quando o recurso WebRTC estará disponível para todos os usuários dos navegadores do Google e da Mozilla.

Confira abaixo o vídeo demonstrativo, em inglês, do novo sistema de chat: