Google disponibiliza extensão de economia de dados para o Chrome

Por Redação | 27 de Março de 2015 às 16h07

De maneira discreta, o Google lançou durante esta semana uma extensão para o Google Chrome que possibilita a redução da quantidade de dados baixada pelo navegador. A extensão chamada de Data Saver (Beta) chega a economizar algo próximo a 50% de dados.

O recurso no PC funciona basicamente da mesma forma que na versão móvel do navegador, que aliás existe desde 2013. A nova extensão comprime as páginas web nos servidores do Google antes de enviá-las para o seu PC. Assim, o navegador carrega uma menor quantidade de dados.

A extensão não trabalha, no entanto, quando o Chrome é executado em modo anônimo ou quando o usuário se conecta em sites que utilizam criptografia SSL (HTTPS).

Para que a extensão comece a funcionar é muito simples. Basta instalá-la e clicar em um botão para torná-la ativa. O Data Saver (Beta) oferece a possibilidade de verificar a quantidade de dados que está sendo economizada ao clicar no ícone da ferramenta que fica ao lado da barra de endereços. É importante lembrar, porém, que a extensão ainda está em fase beta, então é possível que bugs e falhas apareçam ocasionalmente.

O Data Saver pode ser bastante útil quando se precisa utilizar o PC por meio de uma rede de banda larga móvel. É possível também mesclar o serviço com outros recursos de economia de dados, o que pode diminuir ainda mais a utilização de banda. Em tempos onde os laptops estão cada vez mais portáteis, recursos de redução de dados acabam sendo bastante significativos.

O Opera foi o único browser, por alguns anos, a contar com a compressão de dados para PCs. A novidade havia sido implementada em 2009 através do recurso Turbo, que prometia aumentar a velocidade de exibição dos sites na web.

Para testar a extensão Data Saver (Beta) basta acessar a Chrome Web Store clicando aqui. Para mais informações você pode consultar a página de suporte do Google Chrome.

Via PC World

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2903055/google-chromes-data-saving-compression-feature-hits-pcs.html#tk.rss_all

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!