Google Chrome 28 é lançado e ganha nova central de notificações

Por Redação | 12 de Julho de 2013 às 10h50

O Google lançou nesta semana a mais nova versão do seu navegador, o Chrome 28, para Windows, Mac e Linux, trazendo uma nova central de notificações, e sua atualização para aparelhos equipados com Android também ganhou melhorias em seu sistema de tradução.

A nova central de notificações é voltada para as janelas pop-ups de plugins e aplicativos utilizados a partir do próprio navegador. O Gmail, por exemplo, envia alertas aos usuários quando uma nova mensagem chega em sua caixa de entrada e, agora, essas notificações ficaram mais completas e maiores, exibindo também um novo ícone da central ao lado do relógio do Windows no canto inferior direito da tela.

"Criamos estas notificações para serem bonitas, úteis e atraentes. Elas podem exibir textos formatados e imagens, e incluem ações diretamente dentro do pop-up para que você possa responder a um novo e-mail de imediato", afirmou a empresa em seu blog oficial. "Perdeu um monte de notificações enquanto você estava tomando um café? Sem problemas. Você pode abrir a central de notificações para visualizar todas em um só lugar".

Central notificação Google Chrome 28
Central notificação Google Chrome 28

Fotos: Divulgação

A empresa também trouxe outra novidade para o Chrome 28 em seu motor, trocando o WebKit pela Blink, a mesma engine usada no Opera 15 e que vinha sendo testada nas versões em beta do Chrome. Assim como o Opera, é possível que o Chrome ganhe uma velocidade maior com a introdução da nova engine e, segundo o próprio Google, isso poderá facilitar o trabalho dos desenvolvedores na correção de falhas e no acréscimo de novas funções.

O Chrome 28, que já está disponível para download no Windows, Mac e Linux, traz a correção de uma série de bugs e vulnerabilidades. O Google gastou cerca de US$ 34 mil (R$ 76,6 mil) em bonificações para colaboradores que identificaram e corrigiram as falhas. Vale ressaltar que, neste primeiro momento, a central de notificações não está disponível para o Mac e Linux, e deve ser lançada em breve para estes sistemas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.