Firefox está de cara nova!

Por Redação | 29 de Abril de 2014 às 15h16

Nesta segunda-feira, 28, a Mozilla disponibilizou para download a mais nova versão do seu navegador, o Firefox 29. Com a ideia de unificar a aparência de seus dispositivos, decisão tomada pela empresa dois anos atrás, a mudança mais significativa no browser foi em sua interface, que agora segue o mesmo padrão de design da plataforma móvel.

A reformulação – com novos menus e funcionalidades – vem em um momento delicado para os líderes da companhia. A renúncia de Brendan Eich, 11 dias após ter assumido o cargo de diretor-presidente sob forte pressão popular devido ao apoio que o executivo teria dado a uma lei contra o casamento homossexual na Califórnia, fez com que a empresa se visse em uma saia justa para dar explicações junto aos seus consumidores.

A mudança no software parece corresponder à mudança em sua administração. De acordo com a Mozilla, são mais de 1300 alterações ocorridas na nova versão do navegador, dentre elas a mais radical está em sua interface, que agora possui um menu gráfico totalmente customizável.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

"As pessoas estão usando a web de maneira diferente de como elas utilizavam", disse Johnathan Nightingale (vice-presidente da Mozilla) em vídeo publicado no canal da empresa no YouTube. "Nós precisamos dar a elas um conjunto mais rico de ferramentas para personalizar a sua experiência".

As mudanças no visual vão de encontro aos ajustes que o Google fez no Chrome e a Microsoft no Internet Explorer, como as três linhas horizontais no canto superior direito que dão acesso a um menu com fundo branco e ícones grandes. As abas arredondadas e a aparência dos ícones seguem o já mencionado design da plataforma móvel. Pelo botão "customize" (personalizar) o usuário pode arrastar ícones de outras funções para dentro do menu ou retirar os que já estão lá.

Mozilla Firefox 29

A aba de complementos está mais intuitiva e a sincronização entre vários dispositivos também apresenta uma melhor usabilidade.

O Firefox Sync também foi simplificado. Basta criar uma conta e fazer login com o mesmo endereço de e-mail e senha em todos os gadgets e o serviço manterá um registro de todos os seus favoritos, históricos de navegação, abas e outros dados sincronizados.

Para completar o visual, foi retirado o botão laranja do topo no canto esquerdo, ficando somente as abas de navegação na parte superior da tela.

Os usuários do navegador no Android também receberão a atualização do aplicativo, no entanto as mudanças serão menos profundas.

O Firefox 29 já está disponível em português, e durante a atualização o usuário pode contar com um pequeno tutorial da Mozilla sobre as principais alterações ocorridas na aplicação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.