Dica: utilize seus sites mais acessados como página inicial no Opera

Por Sérgio Oliveira

Há muito tempo os navegadores oferecem a possibilidade do usuário definir qual página será exibida assim que ele for aberto. Conhecido como "Página Inicial", o recurso nos faz economizar tempo ao abrir o navegador e trazer as páginas que mais acessamos de uma só vez.

No entanto, frequentemente o recurso é utilizado por softwares mal intencionados que alteram sua configuração e definem páginas aleatórias que sequer conhecemos como a página inicial. Os menos experientes ou iniciantes no mundo da informática logo tendem a se desesperar e a procurar um técnico para solucionar o problema. Mas calma, isso não é necessário.

Acompanhe o tutorial abaixo para aprender a definir a página inicial ou a desfazer qualquer alteração feita sem o seu consentimento no Opera.

Passo 1

Abra o navegador e clique no botão "Opera" localizado no canto superior esquerdo da janela. Selecione "Opções", ou pressione as teclas "ALT + P" no seu teclado.

Acesse as configurações do navegador Opera para definir sua página inicial

Passo 2

Na nova aba que abrir, procure a subseção "Ao iniciar" e selecione a opção "Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas" na lista de opções.

Escolha a opção que deixa que você abra uma página ou um conjunto delas quando iniciar o Opera

Passo 3

Clique em "Configurar páginas" e defina o endereço dos sites que você deseja utilizar como página principal no Opera. Para cada site digitado, confirme apertando a tecla "Enter".

Assim como no Chrome, defina os sites que abrirão quando o Opera for inicializado.

Assim como no Chrome, defina os sites que abrirão quando o Opera for inicializado.

Passo 4

Ao finalizar, clique em OK e pronto. Feche e abra o Opera novamente para ver que os sites que você configurou para serem a página inicial abrirão assim que o navegador for inicializado.