Chrome perde espaço no mercado de navegadores

Por Joyce Macedo | 02 de Outubro de 2012 às 14h45

Segundo informações de uma recente pesquisa do Net Market Share, o Internet Explorer é o navegador mais utilizado no mundo, seguido pelo Firefox e pelo Google Chrome.

Os dados referentes ao mês de setembro apontaram que, mais uma vez, o Firefox manteve seu domínio sobre o segundo lugar, atrás apenas do Internet Explorer. E, como o Chrome teve uma queda nos números, há agora uma diferença de mais de um ponto percentual entre os dois navegadores.

Em 2011, o Chrome teve uma ascensão incrível, e parecia que tomar o segundo lugar do Firefox era inevitável. Em 2012 o navegador do Google chegou perto de conseguir esse feito, mas no final das contas não conseguiu diminuir a diferença entre ele e o segundo colocado.

O site Ars Technica ressalta que a participação no mercado do IE e do Firefox permaneceu essencialmente inalterada. Já o Chrome assistiu uma queda de 0,27 pontos, ficando com 18,86% de participação. O Internet Explorer 9 e as correções em bugs do Firefox colaboraram para a estabilidade dos dois navegadores no topo da lista.

Mercado de navegadores desktop

O IE 9 com certeza firmou a Microsoft no topo. O navegador não é perfeito, e provavelmente não é suficiente para conquistar os defensores do Firefox ou do Chrome. Mas fato é que o IE 9 é atraente e mais rápido para aplicativos mais modernos, e isso fez com que ele se tornasse "bom o suficiente" na categoria de navegadores.

Já no mercado de browsers para dispositivos móveis, quase nada mudou. O Safari, da Apple, continua no domínio absoluto do setor. Ele vem seguido do navegador Chrome para Android e do Opera Mini.

O Internet Explorer 10 ainda não é uma grande preocupação, no entanto, ele deve chegar ao mercado junto com o Windows 8, por volta do dia 26 de outubro.

Mercado de navegadores móveis
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.