Brendan Eich, criador do JavaScript, é o novo CEO da Mozilla

Por Redação | 25.03.2014 às 11:54
photo_camera URL News

Brendan Eich é o novo nome escolhido para dirigir a Mozilla, reporta o site de notícias CNET. Em 1995, Eich foi responsável pela criação do JavaScript, e já trabalha há 15 anos com Mitchell Baker, a presidente da Mozilla Foundation.

Com a saída de Gary Kovacs do cargo da presidência no ano passado, a ONG criadora do Firefox estava procurando desde então por um substituto. A companhia tem encarado novos desafios nos últimos tempos, e está tentando conquistar uma fatia do mercado mobile com seu próprio sistema operacional, o Firefox OS. E, de acordo com Eich, deve continuar focando nesta área.

Para o novo CEO, a empresa deve seguir avançando no mercado mobile para fazer frente contra as gigantes de tecnologia e permitir maior liberdade de escolha aos usuários. "Quando nós começamos o Firefox, estávamos indo contra o monopólio do Microsoft IE [Internet Explorer], que não era bom para os usuários", explica. "Para que a missão da Mozilla avance, precisamos de um Firefox OS com adesão suficiente para que ele realmente importe para os desenvolvedores mobile. E é necessário ter serviços, ou parcerias para serviços, com escolha para o usuário".

O principal foco da empresa nos próximos anos deve ser a popularização do Firefox OS, aumentando sua adesão entre usuários e desenvolvedores. Eich citou os telefones de US$ 25, um projeto da Mozilla, mas diz que a companhia não deve se manter apenas nos aparelhos de baixo custo. "Podemos ir não apenas atrás dos smartphones realmente populares, mas também podemos amadurecer em direção do topo".

"Estamos em uma boa posição com o Firefox. Temos um mercado competitivo de buscas nos Estados Unidos. Nossa meta deve primeiro servir os usuários e construir bons produtos e serviços, além do Firefox OS".