5 extensões do Firefox para nerds

Por Douglas Ciriaco

O Firefox é herdeiro direto do Netscape, o primeiro navegador do mundo a aceitar a inclusão de extensões para incrementar as suas funções. Tratando da “nova era” de navegadores, o da Mozilla apostou forte no quesito e se tornou referência, tendo inspirado todos os seus principais concorrentes nesse sentido. Com uma vasta gama dos chamados add-ons, o Firefox se torna um ambiente diversificado, podendo atender demandas de grupos específicos, como o dos nerds sedentos por informações.

Assim, se você faz parte da turma que está sempre sedenta por mais dados a respeito das páginas que visita, esta lista é para você. Aqui estão extensões que vão ajudar você a ir muito além do que simplesmente frequentar um espaço na web: com elas, será possível partir para as entranhas da rede, vasculhando detalhes que a maioria das pessoas desconhece (e, convenhamos, nem está interessada em conhecer).

1. iMacros for Firefox

Extensões de Firefox para nerds

Se você quer fazer o navegador trabalhar para você, esta é uma ótima extensão. Com o iMacros for Firefox, você define uma sequência de tarefas e ele faz tudo sozinho, restando a você apenas aproveitar a mordomia. Esta extensão é um script no qual você configura, por exemplo, aquela sequência inicial de páginas abertas sempre que o navegador é iniciado.

Então, sempre que quiser que todas elas sejam abertas de uma só vez, basta recorrer à extensão — em resumo, clique em um único botão. E você pode até mesmo compartilhar com outras pessoas os macros que você criou ou então baixar em sua máquina aqueles disponibilizados na web.

2. Firebug

Extensões de Firefox para nerds

Figurinha carimbada quando se fala em ferramentas para desenvolvedores web, o Firebug já ultrapassa a marca dos 2 milhões de downloads e tem avaliação máxima de quase 2 mil usuários. Com ele, você pode editar, depurar e monitorar JavaScript, CSS e HTML em tempo real, tudo a partir de um painel exclusivo que é adicionado dentro do navegador. Enfim, indispensável para quem quer ter o controle do desenvolvimento nas mãos e usa o Firefox.

3. Web Developer

Extensões de Firefox para nerds

O nome desta extensão já dá uma dica precisa do seu público-alvo: os desenvolvedores. A Web Developer oferece uma barra de ferramentas repleta de funcionalidades para você descobrir informações sobre cookies, editar CSS, ajustar o tamanho de uma janela ou então algum detalhe via HTML e muito mais.

Para facilitar ainda mais a sua vida, a extensão pode ser personalizada e você define exatamente quais ferramentas devem ficar mais à mão. Assim, a tarefa de encontrar os itens mais utilizados fica menor e você pode focar na solução de problemas (ou apenas em satisfazer os seus instintos de nerd).

4. Color Picker

Extensões de Firefox para nerds

Se o seu negócio é o design gráfico, que tal uma extensão que diz exatamente qual é aquela cor incrível que você viu no menu de uma página? O Color Picker oferece uma solução discreta, simples e funcional para você descobrir qual o código hexadecimal ou então o valor RGB de qualquer cor.

Tudo o que você precisa fazer é selecionar o conta-gotas presente na barra de ferramentas do navegador e então clicar sobre a cor a ter suas informações reveladas. Depois, pressione a tecla Esc e o código é copiado para área de transferência, então basta um Ctrl + V para colá-lo em qualquer lugar.

5. QuickJava

Extensões de Firefox para nerds

Quer um controle acessível e prático para ativar e desativar JavaScript, Java, Flash, Silverlight, cookies e uma série de outras coisas no Firefox? Então experimente o QuickJava. Com ele, você decide manualmente até mesmo se imagens devem ou não ser exibidas, função que pode se encaixar em inúmeras necessidades distintas de alguém que acessa a internet.

Esta extensão conta com um alto grau de personalização, então você seleciona quais funções devem ser ativadas/desativadas com frequência e adiciona botões respectivos a todas elas na barra de ferramentas. Assim, com um único clique é possível alterar o panorama completo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.