25% dos computadores com Windows ainda usam alguma versão obsoleta do IE

Por Redação | 11 de Maio de 2016 às 15h40

Um novo estudo publicado pela Duo Trusted alerta sobre um dos maiores problemas de segurança da era digital, relacionados à falta de suporte e atualizações para softwares antigos. A análise da empresa de segurança concluiu que 25% dos computadores como Windows usam uma versão do Internet Explorer que já foi descontinuada pela Microsoft. Desta forma, estas versões do navegador não recebem as últimas atualizações de segurança e ficam vulneráveis aos ataques mais recentes.

A pesquisa ainda mostra que este número sobre para o dobro quando o sistema operacional utilizado na máquina é o Windows XP. Metade das máquinas com esta versão do Windows ainda utilizam o Internet Explorer 7 e 8. Para chegar aos números apresentados no estudo, a Dou Trusted analisou 2 milhões de computadores. Uma das sugestões apresentadas para todos esses casos é a utilização de um navegador mais moderno e que recebe regularmente atualizações independentes do sistema operacional, como é o caso do Google Chrome.

Pesquisa Duo Trusted

Um outro dado importante apresentado pelo estudo diz respeito a Flash e Java, que frequentemente apresentam problemas de segurança e precisam de novas atualizações para corrigir vulnerabilidades. De acordo com a Dou Trusted, cerca de 72% dos computadores analisados utilizam alguma versão desatualizada do Java. Este número é de 60% para o Flash.

Pesquisa Duo Trusted

Manter os softwares atualizados parece ser uma das dicas mais básicas de segurança no mundo da informática, mas infelizmente ela nem sempre é seguida pelos usuários. Com isso, as máquinas ficam vulneráveis a ataques e problemas que podem colocar em risco a privacidade dos usuários. Neste link você pode obter mais informações sobre o estudo.

Via Pplware

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.