25% dos computadores com Windows ainda usam alguma versão obsoleta do IE

Por Redação | 11 de Maio de 2016 às 15h40

Um novo estudo publicado pela Duo Trusted alerta sobre um dos maiores problemas de segurança da era digital, relacionados à falta de suporte e atualizações para softwares antigos. A análise da empresa de segurança concluiu que 25% dos computadores como Windows usam uma versão do Internet Explorer que já foi descontinuada pela Microsoft. Desta forma, estas versões do navegador não recebem as últimas atualizações de segurança e ficam vulneráveis aos ataques mais recentes.

A pesquisa ainda mostra que este número sobre para o dobro quando o sistema operacional utilizado na máquina é o Windows XP. Metade das máquinas com esta versão do Windows ainda utilizam o Internet Explorer 7 e 8. Para chegar aos números apresentados no estudo, a Dou Trusted analisou 2 milhões de computadores. Uma das sugestões apresentadas para todos esses casos é a utilização de um navegador mais moderno e que recebe regularmente atualizações independentes do sistema operacional, como é o caso do Google Chrome.

Pesquisa Duo Trusted

Um outro dado importante apresentado pelo estudo diz respeito a Flash e Java, que frequentemente apresentam problemas de segurança e precisam de novas atualizações para corrigir vulnerabilidades. De acordo com a Dou Trusted, cerca de 72% dos computadores analisados utilizam alguma versão desatualizada do Java. Este número é de 60% para o Flash.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Pesquisa Duo Trusted

Manter os softwares atualizados parece ser uma das dicas mais básicas de segurança no mundo da informática, mas infelizmente ela nem sempre é seguida pelos usuários. Com isso, as máquinas ficam vulneráveis a ataques e problemas que podem colocar em risco a privacidade dos usuários. Neste link você pode obter mais informações sobre o estudo.

Fonte: Pplware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.