13 extensões essenciais para o Firefox em 2015

Por Joyce Macedo

O Mozilla Firefox foi o primeiro navegador a levar adiante e aperfeiçoar a ideia de extensões, permitindo ao usuário personalizar seu browser da maneira que achar melhor.

Logo no início deste ano, o Firefox 35 trouxe uma série de novidades, entre elas a adição do Firefox Hello, um comunicador global que permite realizar chamadas online sem precisar sair do navegador, e o acesso à loja virtual Firefox Marketplace.

Mas os desenvolvedores também fizeram a lição de casa e aproveitaram a flexibilidade do navegador de código aberto para criar algumas extensões capazes de tornar a experiência de uso ainda melhor. Veja algumas delas:

1. "Privacy Badger": evite ser rastreado

Privacy-badger

Você já deve saber que os grandes sites estão sempre rastreando seus movimentos pela web, certo? Mas você pode evitar isso.

O Privacy Badger foi criado pela Electronic Frontier Foundation (EEF), uma organização sem fins lucrativos que visa proteger os direitos de liberdade de expressão na era digital, para bloquear anúncios e trackers invisíveis.

2. "Imagus": passe o mouse sobre as imagens para dar zoom

Imagus

O Imagus é uma extensão bem popular do Google Chrome que agora chegou ao Firefox. Ela permite que você passe o mouse sobre qualquer miniatura de imagem para que uma pré-visualização em tamanho ampliado apareça na tela, sem a necessidade de abrir a imagem em uma nova aba.

O Imagus é uma alternativa mais rápida e leve para os antigos add-ons de visualização de imagem disponíveis para o Firefox. Além disso, ela também pode personalizar outras configurações do navegador.

3. "ZenMate": mantenha a privacidade dos seus dados com uma VPN

ZenMate

Atualmente, encontramos uma série de ótimos serviços de Virtual Proxy Network (VPN) disponíveis por aí, mas poucos são tão fáceis de usar quanto o ZenMate.

Ele começou como uma extensão para o Chrome e um aplicativo para Android, mas agora chegou também ao Firefox. Você pode usá-lo para diversas finalidades, como assistir filmes de sites bloqueados em seu país, ou simplesmente para navegar com segurança em uma rede pública.

4. "Tab Groups Helper": organize e salve suas abas

Tab Groups Helper

Existe uma infinidade de extensões para o Firefox capazes de gerir suas abas, mas a Tab Groups Helper é um pouco diferente. Sua finalidade é fazer listas com base em suas abas abertas. Escolha uma lista e esta extensão esconderá as demais abas, eliminando as distrações. Você pode alternar entre as listas usando um atalho do teclado (Alt + [número].

5. "Tab Colors": deixe suas abas coloridas para facilitar a organização

Tab Colors

Você está com diversas abas abertas em uma mesmo janela do navegador e cada uma delas pode estar relacionada a uma atividade diferente (trabalho, redes sociais, etc).

A extensão Tab Colors permite adicionar uma cor de fundo para cada aba, de modo que você atribua uma determinada tarefa para cada cor. Dessa forma, fica visualmente mais fácil saber suas prioridades.

6. "Open Link In Silent Tab": pause o carregamento de uma aba até você alternar para ela

Open Link In Silent Tab

Você abre um vídeo no YouTube em uma nova aba, continua navegando em sua aba atual e, de repente, ouve o som do vídeo tocando sozinho ao fundo: irritante! O "Open Link Silent Tab" faz com que o navegador pause o carregamento de novas páginas até que você mude para a aba em questão.

7. "Tab Grenade": aumente a performance do browser transformando abas em listas

Tab Grenade

Uma das melhores maneiras de manter o Firefox rodando a todo vapor é fechar as abas que você não está usando. Mas isso não significa necessariamente perdê-las.

O Tab Grenade elimina essas abas, mas, ao mesmo tempo, as transforma em uma lista. A lista guarda todas as abas, que ficam ali, prontas para serem abertas.

8. "Fokus": destaque um texto e faça o restante ficar escuro

Fokus

Quando você precisa se concentrar em uma determinada parte de uma página da internet, o Fokus é a solução.

Essa extensão permite que você selecione uma parte do texto enquanto todo o restante será coberto por uma espécie de capa preta translúcida. Foco na leitura!

9. "UI Eraser": personalize o Firefox removendo itens indesejados

UI Eraser

Algumas extensões, como a UI Eraser, ajudam a deixar o Firefox do jeito que o usuário deseja. O UI Eraser não trata apenas de adicionar novos elementos ao browser, mas também de removê-los. Se você não gosta de muitas opções na lista do menu do botão direito, por exemplo, ela te ajuda a excluí-las.

10. "Download Plan": programe seus downloads

Download plan

Quer baixar um filme, mas não quer que o download atrapalhe a velocidade da sua navegação? Não tem problema, o Download Plan permite que você agende horários para baixar determinados links. Você escolhe o horário para o download, bem como a pasta para onde ele será encaminhado.

11. "Extension Defender": proteja-se de extensões maliciosas

Extension Defender

Nem todas as extensões são seguras. Na verdade, os elementos maliciosos usam as extensões como uma forma de obter acesso ao seu computador. O Extension Defender analisa esses complementos contra adwares, spywares e malwares.

12. "Profilist": alterne entre perfis rapidamente

Profilist

A nova versão do Google Chrome vem com um prático botão que permite trocar de perfil. O Firefox também permite que você use vários perfis, mas a mudança é bem mais trabalhosa. O Profilist cria uma opção no menu principal que permite alternar com apenas um clique.

13. "Unsticker.me": remova os stickers do Facebook

Unsticker me

Os novos stickers do chat do Facebook querem substituir os emoticons, mas às vezes eles acabam se tornando bem irritantes, especialmente por causa do seu tamanho. Se você faz parte do grupo de pessoas que não gosta dessa novidade, o Unsticker.me está aí para removê-los do seu Facebook de uma maneira bem simples.

E você, tem mais alguma dica de extensão para o Firefox?

Fonte: MakeUseOf