Siga o @canaltech no instagram

MWC 2019 | Google promete um ano de diversas novidades para seu Assistente

Por Rafael Rodrigues da Silva | 25 de Fevereiro de 2019 às 17h30
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google chega essa semana na MWC 2019 com diversas novidades envolvendo seu Assistente — a IA de auxílio presente em todos os smartphones que utilizam os sistemas operacionais Android ou KaiOS. Mas, além de anunciar uma mudança nos designs “físicos” de smartphones, revelando que ainda mais modelos já virão com um botão específico para o Assistente, a empresa também revelou diversas novidades no software em geral.

A principal delas deverá ajudar bastante aqueles que estão sempre viajando e dirigindo: durante as próximas semanas, a empresa irá liberar uma atualização que permitirá que o Assistente se integre com o Google Maps em qualquer língua suportada pela IA, e não somente o inglês. Isso permitirá que ainda mais motoristas possam reproduzir ou trocar a música que está tocando, fazer mudanças na rota definida, encontrar informações sobre a região em que está e até mesmo fazer ligações ou enviar mensagens para outras pessoas apenas por comandos de voz, sem precisar tirar as mãos do volante ou parar de prestar atenção na pista.

Outra novidade apresentada é uma integração da função com o app Mensagens, que fará com que o Assistente envie sugestões relacionadas a assuntos que estão sendo tratados nas conversas com uma outra pessoa ou em grupo.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por exemplo, se você está marcando de sair com alguém, o Assistente poderá sugerir dicas de filmes que estão passando no cinema ou de restaurantes da região, ou caso estejam falando do Imposto de Renda a IA poderá sugerir um artigo com as datas e regras da declaração. Por enquanto, essa integração funcionará apenas para usuários de língua inglesa, mas a Google pretende disponibilizá-la para mais regiões nos próximos meses.

Exemplo de como o Google Assistente irá se integrar com o app de Mensagens (Imagem: Google)

Outra novidade apresentada pela Google foi uma maior quantidade de línguas na qual o Assistente consegue fazer a tradução simultânea: além das seis línguas iniciais (inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano), a função também passará a dar suporte também ao coreano, sueco, norueguês, dinamarquês, hindi e holandês, sendo possível fazer qualquer combinação dessas línguas para uma tradução simultânea. Além disso, a empresa também anunciou a inclusão do suporte a mais oito idiomas indianos (Marathi, Bengali, Tamil, Telugu, Gujarati, Kannada, Malayalam e Urdu) o que tornará o Assistente utilizável por um número ainda maior de pessoas.

Mas não é só com a Índia que a empresa está preocupada. Segundo dados divulgados pela Google, a introdução do Assistente em sistemas operacionais como o Android Go e o KaiOS aumentou em muito o número de usuários da ferramenta em países emergentes como o México, a Índia e o Brasil, e por isso a empresa está buscando soluções que possam agradar a essa parcela de usuários que utilizam smartphones mais básicos.

Uma das soluções apresentadas é, durante os próximos meses, levar a função de transformar voz em texto também para os smartphones que utilizam o KaiOS, tornando mais fácil o envio de mensagens em algumas línguas onde cada tecla do teclado virtual pode ser usada para até três letras diferentes. Além disso, também será possível separar a língua usado no sistema e a reconhecida pelo Assistente nesses smartphones, permitindo usar a IA em sua língua natal mas continuar acessando os menus do aparelho em inglês, por exemplo.

A Google também aproveitou a oportunidade para anunciar algumas novas parceria para seu programa de Ações no Android 9 Pie (Go Edition) e no KaiOS, todas voltadas para mercados emergentes. Enquanto os usuários da Índia receberão uma experiência que os ajudarão a ficar em dia com os resultados e as últimas notícias do circuito de críquete, no Brasil a Google lançará um conteúdo voltado para crianças baseado nos personagens da Galinha Pintadinha.

Ainda que nenhuma dessas novidades já estejam liberadas nos aparelhos, a Google pretende introduzi-las durante os próximos meses, então deveremos ter um período de muitas mudanças no Google Assistente daqui para frente.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.