MWC 2019 | F(x)tec revela smartphone Android com teclado slider

Por Se Hyeon Oh | 27 de Fevereiro de 2019 às 20h50

Teclados físicos em smartphones são hardwares bastante raros de se encontrar nos dias de hoje. Os poucos produtos que ainda trazem esses tecladinhos se resumem a modelos da BlackBerry e Planet Computers, mas, agora, parece que haverá pelo menos mais uma fabricante que fará parte desse grupo: a F(x)tec.

A empresa é uma startup do Reino Unido que passou o ano passado com financiamento privado para desenvolver o seu dispositivo Android, o Pro¹. Ela traz de volta o mecanismo de teclado deslizante que transforma o smartphone de tela cheia em um dispositivo com um teclado de 64 teclas. Como um dispositivo de 13,99 mm de espessura, o usuário pode se divertir movimentando a tela para frente e para trás com o slider e, quando quiser mantê-la parada, a tela ficará posicionada em um ângulo de 155°, mantendo uma visualização confortável.

F(x)tec Pro¹ (Imagem: Pocket Now)

Em termos de software, há boas e más notícias: o dispositivo rodará uma versão quase limpa do Android 9 Pie, quando for lançado em julho. Normalmente, isso significaria que o consumidor teria uma ótima experiência de uso, mas, considerando que o aparelho possuirá diferentes orientações de paisagem para poder usar o teclado físico e virtual, o software pode acabar pecando na otimização.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para controlar os possíveis problemas, a empresa tem se preocupado em criar aplicativos de e-mail e calendário que exibirão o conteúdo em dois painéis — um lado para navegar pela caixa de entrada ou por períodos de tempo, o outro para examinar mensagens ou compromissos. A tela inicial será capaz de se ajustar para que os widgets ocupem o mesmo espaço e alinhamento da orientação vertical.

Sendo uma pequena startup com dinheiro privado, não teria como a f(x)tec escapar de alguns sacrifícios nas especificações, e o chipset Snapdragon 835 é uma prova disso. Apesar de possuir um processador já defasado, o Pro¹ possui alguns recursos interessantes como alto-falantes estéreo, USB-C, entrada para fone de ouvido, possibilidade de expansão de armazenamento por microSD e a presença de um sensor de impressão digital na lateral do corpo, além da conectividade NFC.

No momento, o smartphone está à mostra no MWC 2019 e as pessoas podem verificar as suas características, mas vale ressaltar que, até o lançamento oficial, ela sofrerá umas mudanças, como nos fornecedores de displays AMOLED. A novidade está prevista para ser lançada em julho por US$ 649 nos Estados Unidos e £ 649 no Reino Unido.

F(x)tec Pro¹ (Imagem: Pocket Now)

Fonte: Pocket Now

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.