MWC 2018 | Qualcomm divulga resultados do primeiro teste real do 5G

Por Ramon de Souza | 27 de Fevereiro de 2018 às 09h40
Tudo sobre

Qualcomm

A Qualcomm não economizou novidades para o Mobile World Congress (MWC) 2018. Além de demonstrar algumas de suas soluções de conectividade automotiva, a fabricante de semicondutores também revelou os resultados de sua simulação da rede 5G na vida real — até então, a tecnologia só havia sido testada em ambientes controlados, o que não permitia um panorama realista sobre seus impactos na experiência do consumidor.

Utilizando a arquitetura LTE, a companhia realizou experimentos em Frankfurt, na Alemanha, e em São Francisco, nos Estados Unidos. No primeiro teste, houve um aumento de 900% na velocidade média de navegação — ela subiu de 56 Mbps no 4G para 490 Mbps no 5G simulado. A taxa de download também sofreu um upgrade respeitável: ela foi de 8 Mbps para 100 Mbps, em uma amostra de 10% dos usuários.

O teste em território americano foi ainda mais impressionante. A velocidade de navegação e de download na rede 4G era de, em média, 71 Mbps e 186 Mbps, respectivamente. Já no 5G simulado, esses valores subiram para 1,4 Gbps e 442 Mbps. É interessante observar que tais velocidades dificilmente são alcançadas em redes banda larga aqui no Brasil.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

(Imagem: CNBC)

Embora o teste tenha sido feito com a infraestrutura das redes LTE, seus resultados mostram que a tecnologia 5G é muito promissora. Vale lembrar que, se tudo der certo, a maioria das operadoras passarão a oferecer tal modalidade entre a segunda metade de 2019 e o primeiro semestre de 2020.

Fonte: Qualcomm

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.