MWC 2018 | Qualcomm apresenta o AI Engine, seu motor de inteligência artificial

Por Ares Saturno | 27 de Fevereiro de 2018 às 07h43
Tudo sobre

Qualcomm

Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) será uma das tecnologias mais explorada pelo mercado nos próximos anos. Para aprimorar essa experiência, a Qualcomm apresentou ao público durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o AI Engine, uma coleção de hardwares e softwares voltada para otimizar o uso de IA nos dispositivos móveis que utilizam Snapdragon 845, 835, 821, 820 e 660.

Os principais componentes do Qualcomm AI Engine incluem:

  • Sistema de Processamento Neural Snapdragon, feito para que os desenvolvedores tenham a liberdade de escolha de qual núcleo do Snapdragon, entre o processador Hexagon Vector, o Adreno GPU e o Kryo CPU, será a melhor opção para que o usuário tenha a experiência mais otimizada possível;
  • Suporte ao Android Neural Networks API, que virá com o Android Oreo, permitindo aos desenvolvedores acesso às plataformas Snapdragon através do próprio sistema operacional; e
  • A biblioteca Hexagon Neural Network, que permite que os desenvolvedores executem algoritmos de IA diretamente no processador do vetor Hexagon, resultando em otimização para os blocos fundamentais do aprendizado de máquina, acelerando as operações com IA no dispositivo móvel.

"A Inteligência Artificial executada no dispositivo móvel exige múltiplas arquiteturas de hardware, ferramentas de software e estruturas para atender aos limites de demanda e desempenho do desenvolvedor para a miríade de recursos e aplicativos alimentados pela IA que serão lançadas para smartphones em 2018", disse Gary Brotman, diretor de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies. Ele completa: "As capacidades do mecanismo do AI Engine de selecionar plataformas móveis Snapdragon têm capacidade de catalisar e irão continuar a catalisar a inovação da IA entre nossos OEMs e ecossistemas parceiros, e são projetadas para acelerar o desenvolvimento e a entrega de recursos ricos, perfeitos e convincentes para os consumidores".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Dentre os citados "ecossistemas parceiros", uma porção de fabricantes já está utilizando o AI Engine para otimizar a experiência do usuário com a IA em suas plataformas móveis. Na lista há nomes de peso como Xiaomi, OnePlus, vivo, OPPO, Motorola, Asus, ZTE, Nubia, Smartisan e Blackshark, que já desenvolveram dispositivos móveis com a tecnologia ou já divulgaram planos de fazer isso em breve.

Fonte: Qualcomm

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.