MWC 2018 | Huawei revela o Balong 5G01, o primeiro chipset 5G para uso comercial

Por Jessica Pinheiro | 26 de Fevereiro de 2018 às 10h34
Tudo sobre

Huawei

O 5G já ronda as mesas de debate de novas tecnologias há algum tempo, mas desta vez parece estar se consolidando e chegando definitivamente para ficar. Depois de a Intel ter anunciado um grande plano para as Olímpiadas de 2020, é a vez da Huawei anunciar o chipset Balong 5G01 para uso comercial em dispositivos móveis.

Os primeiros testes com o uso público do 5G estão programados para acontecerem ainda este ano, o que significa que os dispositivos móveis com a tecnologia em questão serão capazes de lidar com dados e outras tarefas em alta velocidade já nos próximos meses.

Até o momento, tudo o que se vê e se fala é sobre a produção de modens e chipsets modernos compatíveis com 5G. A Huawei, no entanto, aparentemente está liderando o espaço comercial com a introdução do Balong 5G01. Muito mais rápido do que o 4G LTE, o chipset da fabricante chinesa será, em teoria, capaz de fazer downloads em velocidades de até 2,3 gigabits por segundo. Na prática, o alcance máximo dessa taxa vai depender de muitos fatores, como o tráfego da rede, a largura da banda alocada para os usuários, dentre outros.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda não está claro se a Huawei permitirá que os chipsets sejam utilizados em outros dispositivos que não sejam os seus, como acontece até então. Existe também o fator de que os Estados Unidos não se mostram interessados em trazer os aparelhos móveis da fabricante chinesa para o país. Desta forma, o Balong 5G01 pode não fazer muito alarde nas terras norte-americanas – mas nada que não possa mudar com o tempo.

Fonte: WCCF Tech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.