Publicidade

YouTube fecha contrato com mais duas gravadoras para serviço de streaming

Por| 20 de Dezembro de 2017 às 09h31

Link copiado!

YouTube fecha contrato com mais duas gravadoras para serviço de streaming
YouTube fecha contrato com mais duas gravadoras para serviço de streaming
Tudo sobre YouTube

O Remix, suposto serviço musical do YouTube, ainda nem foi confirmado oficialmente, mas parece estar caminhando a passos largos. Depois de fechar um acordo de licenciamento com a Warner, a Google teria, agora, chegado a um acordo também com a Universal e a Sony, fechando a trindade das maiores gravadoras do mercado fonográfico mundial e mais do que pavimentando o caminho para uma plataforma dessa categoria.

De acordo com a Bloomberg, as partes chegaram a um acordo após dois anos de conversas e muito tumulto. O principal motivo disso seria a divisão dos royalties, com, agora, um acordo tendo sido firmado com uma porcentagem satisfatória tanto para o YouTube quanto para as gravadoras, cujos valores não foram divulgados.

Além disso, fez parte da mesa de discussão a aplicação de regras mais rígidas para conteúdo hospedado por terceiros. Essa seria, inclusive, a principal característica dos dois acordos mais recentes, com tanto a Sony quanto a Universal exigindo que o cerco seja ainda mais fechado em relação ao upload não autorizado de clipes, gravações de shows e produções que contenham músicas licenciadas e usadas sem autorização.

No caso da Universal, o acordo envolveria a criação de um sistema de anúncios próprios, que seriam exibidos somente em seus vídeos, e também mais rigidez no algoritmo que detecta conteúdo irregular. Em troca, a empresa trabalharia com conteúdo original dos artistas de seu portfólio, que inclui nomes como Taylor Swift, Lady Gaga, Kanye West e Coldplay, apenas para citar alguns exemplos. Além disso, músicas e vídeos da gravadora estariam disponíveis com exclusividade no Remix, de forma a atrair a atenção de potenciais assinantes.

Continua após a publicidade

O que chama a atenção na nova rodada de negociações é que, ao contrário do que vinha acontecendo, a Universal confirmou a existência do acordo quando contatada pela imprensa americana. Em declaração curta, mas oficial, a gravadora disse que o acerto com a Google gerará mais flexibilidade de divulgação e ganhos financeiros maiores para seus artistas. A Sony, entretanto, não falou sobre o assunto, e muito menos a Warner, que teria assinado contrato em maio, permanecendo no silêncio desde então.

Não existem, entretanto, confirmações de que os acordos firmados teriam a ver com um serviço musical, mas os boatos apontam essa como uma consequência lógica dessa ação. Afinal de contas, hoje, o YouTube já possui negócios em vigor com as gravadoras para pagamento de royalties e divisão de lucros sobre vídeos hospedados com terceiros. A necessidade de um contrato adicional, então, seria um indicativo de que algo a mais estaria por vir.

A ideia da Google com o Remix seria criar um serviço pago e de alta qualidade, aproveitando a base de usuários que já utiliza o YouTube para ouvir música. Puxando-os pela promessa de arquivos com menos compressão e tamanho menor, ideal para utilização em conexões móveis, a empresa estaria querendo entrar de cabeça em um mercado altamente competitivo, dominado por nomes como Spotify e Apple, principalmente.

Não é como se o YouTube não estivesse no topo dessa categoria, também, mas a plataforma está longe de poder ser considerada como um serviço musical, apesar de muita gente o utilizar dessa maneira. A ideia, então, seria aproveitar esse potencial para converter clientes e ganhos.

Continua após a publicidade

Restam dúvidas, por outro lado, em relação ao Google Play Música, que já é um serviço musical operado pela Google, tendo, inclusive, seus próprios contratos com gravadoras. Uma das hipóteses é de que os usuários desta plataforma serão unidos ao Remix, até para dar um fôlego inicial ao serviço, enquanto outros rumores apontam para uma extinção completa.

Como a empresa não falou sobre o assunto, fica difícil ter certeza sobre o que vai acontecer, mas a perspectiva é de grandes mudanças. Com as três principais gravadoras do mundo a seu lado - e um acordo supostamente em amplo andamento com a Merlin, selo que representa muitos artistas independentes de renome -, o caminho parece bem pavimentado para o lançamento do Remix em 2018.

Fonte: Bloomberg