Você já pensou em ouvir música usando apenas os seus ossos?

Por Redação | 04 de Agosto de 2015 às 10h19

Poucas coisas são mais incômodas do que você ir a um lugar e ser obrigado a ouvir uma música que você não gosta porque alguém decidiu não usar o fone de ouvido. É o tipo de coisa mais comum em nossas vidas e que fica ainda pior quando acontece em um restaurante ou lanchonete, que são sempre os últimos locais do mundo onde você quer ser incomodado assim. Pois a rede de lanches KFC decidiu usar essa ideia para criar uma campanha bem diferente e simplesmente genial.

A ideia da empresa foi simplesmente fazer com que seus clientes pudessem ouvir algumas músicas enquanto esperam o seu lanche ficar pronto. A diferença é que, para isso, eles não precisariam de nenhum fone de ouvido ou coisa parecida e nem por isso incomodariam quem quer ficar quietinho no seu canto, já que tudo seria transmitido a partir de seus ossos.

Isso mesmo, a proposta do KFC foi de usar os ossos humanos para conduzir as ondas sonoras até o seu ouvido, fazendo com que as pessoas ouvissem suas músicas apenas ao colocar as mãos sobre as orelhas. E, apesar de parecer ser algo assustador, a proposta parece ter dado muito certo.

A iniciativa foi realizada em uma das unidades da companhia na África do Sul e serviu também para promover alguns artistas locais. Assim, quando um cliente chegava à lanchonete, poderia conhecer o som de 2Lee Stark, Ginger Breadman ou Lebo Lukewarm enquanto seu frango frito não vinha.

E o funcionamento dessa tecnologia é bem simples. As mesas foram adaptadas para emitir esse tipo de vibração. Assim, basta o cliente se apoiar corretamente, colocando os cotovelos em uma área específica, para que as ondas sonoras sejam conduzidas até os seus ouvidos. Desnecessário dizer que todo mundo ficou abismado quando começou a ouvir as músicas sem qualquer fone de ouvido, não é mesmo?

Além disso, o KFC convidou alguns artistas gráficos da região para que eles personalizassem as mesas, deixando a experiência completa. Para finalizar o pacote, a empresa ainda se aproveitou da tecnologia NFC para que as pessoas possam conhecer mais detalhes dos músicos e ilustradores apenas ao colocarem seus smartphones na área designada.

Por mais que tudo isso soe como algo de outro mundo, a verdade é que a condução de sinais sonoros por ossos humanos não é uma novidade tão grande assim. Como o site Htxt aponta, essa é uma tecnologia bem comum no tratamento de pessoas com problemas auditivos e também na comunicação embaixo d’água.

Via: KFC South Africa (YouTube), Htxt Africa

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.