Vagalume Drive disponibiliza 54 GB gratuitos na nuvem

Por Redação | 27.06.2014 às 14:12 - atualizado em 13.05.2015 às 16:38

O Vagalume acaba de lançar o Vagalume Drive, um serviço para organizar arquivos de música que estejam na nuvem. A proposta do serviço é juntar o espaço disponível em diferentes serviços de armazenagem, como Google Drive, DropBox, OneDrive e outros, e disponibilizar 54 GB para armazenagem gratuita para os usuários.

Somados aos outros serviços da nuvem, o Vagalume pretende disponibilizar mais 5 GB gratuitamente. Dessa forma, a ferramenta incentiva a armazenagem de músicas diretamente na nuvem, mas com um diferencial: você tem integrado todos esses locais.

O espaço é capaz de armazenar mais de 10 mil músicas e funciona assim: você faz o upload desses arquivos para os servidores em nuvem do Google, Microsoft, Vagalume e DropBox, usando apenas os espaços disponibilizados gratuitamente por esses serviços. As músicas ficam espalhadas em todos esses servidores, no entanto, com o Vagalume Drive, o usuário irá conseguir reuni-las em playlists, mesmo que estejam armazenadas em locais diferentes.

Os usuários ainda poderão adicionar às playlists músicas que estejam disponíveis em sites na internet, com uma busca na web direta do serviço, como YouTube, Vimeo, 4Shared, Soundcloud, Official.fm e Grooveshark. O site ainda aceita sugestão de outros sites que os usuários desejem adicionar na lista.

Com o Vagalume Drive o usuário poderá criar playlists de músicas armazenadas nos discos virtuais diferentes e também na busca da web. Dessa forma, uma mesma lista poderá conter um arquivo armazenado no Google, outro no Dropbox e outro no YouTube, por exemplo.

O serviço possibilita que sejam criadas pastas para organizar os arquivos, com uma visão de todos os serviços em nuvem em uma única tela, permitindo que o usuário encontre o que está armazenado em cada um. A busca rápida do serviço também irá permitir localizar arquivos em todos os discos virtuais.

Entre as ferramentas disponíveis no Vagalume Drive estão as legendas das músicas com uma opção de sincronização automática. Caso o áudio e legendas não estejam sincronizados, o próprio usuário poderá modificar o tempo, que já fica salvo corretamente para a próxima vez que a música for executada.

O Vagalume Drive também poderá ser utilizado como um player local com o uso de um aplicativo instalado no Chrome. Dessa forma, as playlists poderão ter arquivos locais, caso o usuário não queria subir seus arquivos em nuvem e apenas usar os outros recursos como as legendas e outras integrações do Vagalume Drive.

O Vagalume afirma que o acesso aos arquivos será tão rápido como se eles estivessem no próprio computador, além de servir como uma opção de backup.

Fonte: blog Vagalume.