Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Taylor Swift rastreou stalkers com tecnologia de reconhecimento facial em show

Por| 13 de Dezembro de 2018 às 11h10

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A cantora pop Taylor Swift está de olho em você. Pelo menos é o que indica a sua equipe de segurança, que, falando à Rolling Stone americana, admitiu ter feito uso de tecnologias de reconhecimento facial durante uma apresentação da artista no Rose Bowl, na Califórnia. Segundo o time, o objetivo era registrar — e, fosse o caso, agir — a presença de algumas das centenas de stalkers que Swift enfrenta online e na vida real.

Um quiosque dentro dos ambientes do show mostrava cenas de bastidores da cantora, mas o que os espectadores não sabiam é que, escondida dentro do display, havia uma câmera que registrava seus rostos e os comparavam a uma base de dados coletada pela equipe de segurança de Swift, procurando por stalkers. Felizmente, o show progrediu sem incidentes.

O uso do reconhecimento facial não é algo novo na indústria fonográfica, haja vista que, na China, o sistema “Sharp Eyes” (“Olhos afiados”, na tradução literal) faz a mesma coisa em ambientes com grande concentração de público. Sem falar em empresas emissoras de ingressos, como a Ticketmaster, que vêm estudando tecnologias de reconhecimento de rostos para atrelá-los à entrada em um show, efetivamente eliminando a necessidade da impressão do ingresso, por exemplo.

Continua após a publicidade

Voltando à cantora Taylor Swift, o aspecto legal da ação a favorece: shows e apresentações deste tipo são consideradas, à letra da lei, eventos privados. Por consequência, os espectadores estão sujeitos a quaisquer medidas de segurança implementadas pelos organizadores.

Fonte: Rolling Stone