Venda de LPs cresceu quase 40%, afirma pesquisa

Por Redação | 07.07.2015 às 08:59

As plataformas de streaming de músicas vêm crescendo e adquirindo novos usuários e concorrentes constantemente. Prova disso é um relatório divulgado pela Nielsen, que aponta que o consumo de música nos Estados Unidos cresceu 14% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a pesquisa, os serviços de streaming são os mais populares na atualidade, tendo crescido 92% no comparativo ano a ano. Ao todo, entre os meses de janeiro e junho de 2015, foram mais de 135 bilhões de músicas executadas por streaming no país norte-americano. Já as vendas digitais cresceram apenas 23%.

Enquanto o novo formato ganhou popularidade, uma mídia antiga volta a marcar presença no mercado musical: o vinil. As vendas dos famosos "bolachões" cresceram 38% em relação ao primeiro semestre do ano passado, sendo 5,6 milhões de discos vendidos entre janeiro e junho de 2015, resultando em, aproximadamente, quase um milhão de LPs por mês.

E quem lidera as vendas dos discos é a cantora Taylor Swift, que recentemente entrou em uma polêmica com o novo serviço Apple Music por causa dos direitos de lucro dos artistas.

O álbum "1989" da artista pop vendeu, no primeiro semestre de 2015, 34 mil unidades de LPs e a previsão é que o lucro com a venda dos discos ultrapasse o lucro com o Apple Music.

Fonte: Open Culture