Spotify vs Tidal: qual serviço de streaming de música é melhor?

Por Redação | 18 de Maio de 2015 às 08h26

Dois produtores musicais criaram uma compilação com uma série de artistas de hip hop e resolveram inovar na hora de divulgar o álbum: eles o lançaram simultaneamente nos serviços de streaming Spotify e Tidal. A ideia era saber qual das duas plataformas é melhor.

Para quem ainda não conhece, o Tidal é um serviço de streaming de música de alta qualidade que foi comprado pelo rapper Jay-Z no início desse ano. O Tidal conta com a qualidade de som lossless, que promete manter a configuração original do áudio mesmo após a compressão dos dados.

A mixtape de hip hop lançada pelos produtores Jonathan Hay e Mike Smith se chama "When Music Worlds Collide" e reúne diversos nomes bem conhecidos, incluindo Inspectah Deck, integrante do grupo Wu-Tang Clan.

Já faz uma semana que o álbum está disponível nos dois serviços e, até agora, o Tidal está ganhando a preferência dos produtores. "Eu era um pouco cético em relação ao Tidal devido a algumas coisas que andei lendo na mídia, mas vi que elas estavam complemente equivocadas", disse Jonathan Hay, um dos produtores.

A preferência pelo streaming de alta resolução do Tidal se deu devido à reprodução original do som. Os produtores chegaram a dizer que a qualidade das músicas disponibilizadas pelo Tidal era praticamente igual a que ele tinha em casa no seu computador. "A qualidade é quase insana", descreveram.

Outro ponto positivo para o Tidal citado pelos profissionais é o fato de que o serviço de streaming promoveu o álbum na primeira página e também respondeu a todos os e-mails dos produtores. Apesar disso, o Spotify não fez feio e também se destacou na hora de recomendar as músicas, mantendo o controle sobre os tipos de música que o usuário já tinha escutado.

Dessa forma, parece que os produtores preferem o Tidal quando o assunto é manter a qualidade do áudio, mas o Spotify sai na frente no quesito funcionalidade. O que não sabemos ainda é quanto dinheiro cada um deles já rendeu aos produtores.

Via Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.