Spotify vai apresentar mudanças em seu app mobile na próxima semana

Por Felipe Demartini | 17 de Abril de 2018 às 10h55
photo_camera divulgação
TUDO SOBRE

Spotify

Primeiro vieram os rumores, agora a confirmação: o Spotify realmente está prestes a anunciar mudanças em seu aplicativo mobile. A informação aparece em um novo convite enviado pela empresa aos jornalistas americanos em relação a um evento que será realizado no dia 24 de abril. É o primeiro encontro entre a companhia e a imprensa desde que o serviço começou a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York.

A Grande Maçã, inclusive, será a cidade-sede do anúncio, que contará com a presença dos principais nomes do time de desenvolvimento e produtos. Estarão lá Gustav Söderström, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Spotify; Babar Zafar, que atua como vice-presidente de desenvolvimento de produtos; e Troy Carter, atual diretor global de serviços para criadores de conteúdo.

O caráter da revelação, claro, não foi revelado, mas quando se leva em conta o gabarito dos responsáveis pela apresentação, a ideia leva diretamente a mudanças no design e oferta de serviços. Isso remete diretamente aos rumores recentes de que o Spotify estaria preparando, junto com uma mudança de design, a derrubada de algumas restrições para usuários gratuitos do serviço nos celulares e tablets.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Convite do Spotify revela mudanças no app e presença de nomes de peso da companhia (Imagem: Reprodução/ZDNet)

Cairia por terra a proibição de escolher uma faixa específica em uma playlist ou álbum, por exemplo. Hoje, usuários não-pagantes podem até selecionar artistas ou listas de reprodução, mas são incapazes de buscarem uma música em especial para ser reproduzida. A ideia seria aumentar o poder dos utilizadores desta categoria, de forma que eles tenham uma melhor experiência com a plataforma e se tornem assinantes, aproveitando outras vantagens que acompanham o pagamento.

Essa seria, na visão da companhia, a principal maneira de aumentar seu total de assinantes, que, de acordo com dados de janeiro deste ano, é de 70 milhões de pessoas. O Spotify ainda é líder absoluto no mercado de streaming, principalmente por conta dos usuários gratuitos, mas vê seu principal rival, o Apple Music, crescendo francamente no tier pago, com perspectiva de ultrapassagem ainda neste ano. As mudanças, então, viriam como uma tentativa de conter esse movimento.

Outros rumores estão relacionados ao lançamento de um alto-falante inteligente, que poderia contar com um assistente de voz proprietário e focado em música ou uma versão adaptada da tecnologia da Google. O convite, porém, não fala sobre novos dispositivos, apesar de a presença do vice-presidente de desenvolvimento de produtos estar fazendo muita gente virar a cabeça para observar o que está por vir neste sentido.

Por fim, a alternativa mais óbvia parece ser o lançamento de um novo design para a plataforma. Desde o começo do ano, o Spotify vem testando uma nova versão de seu software junto a um grupo pequeno de usuários na versão Android, com o redesenho facilitando o acesso a músicas e playlists. Pode ser, então, que esse seja um dos anúncios do evento.

Outras iniciativas recentes também podem estar em pauta, como a recente parceria com o serviço de streaming de seriados Hulu para oferta de assinaturas combinadas nos Estados Unidos. Confirmado, porém, somente o evento mesmo, com as novidades oficiais marcadas para divulgação em uma semana. Antes disso, o Spotify deve manter a atual postura de silêncio. Afinal de contas, eles não vão entregar as próprias surpresas antes da hora.

Fonte: The Verge, ZDNet

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.