Spotify traz recursos para listar artistas que você ouvia antes de serem famosos

Por Redação | 09 de Setembro de 2015 às 11h20
Tudo sobre

Spotify

O Spotify acaba de lançar uma novidade para facilitar a vida dos hipsters. Afinal, quem nunca precisou provar que conhecia aquela banda antes que ela se tornasse famosa e que você é fã desde que eles tocavam na garagem de casa? Pois a função "Find Them First" serve exatamente como um atestado de que tudo isso é verdade.

Na verdade, trata-se de um site criado pela própria companhia que se integra à sua conta e faz uma busca em todas as suas playlists, álbuns salvos e faixas executadas em busca de cantores e grupos desconhecidos para mostrar que você os acompanha muito antes deles estourarem nas paradas de sucesso ou aparecerem em algum programa de TV no domingo à tarde.

A ideia é basicamente listar aqueles artistas dos quais você faz parte dos 15% de ouvintes iniciais. Em outras palavras, o Spotify arranjou uma forma de provar que alguém realmente escuta aquele som desde quando ele ainda estava dando seus primeiros passos.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Spotify Hispster

No entanto, nada disso adianta sem uma boa maneira de mostrar ao mundo como você é hipster e capaz de identificar tendências muito antes delas começarem a brilhar. Para isso, o serviço cria uma playlist dedicada a esses nomes pouco conhecidos e permite que você compartilhe isso com o mundo. Os óculos de aro grosso e o café do Starbucks, porém, continuam por sua conta.

Mais do que isso, o Find Them First ainda aponta se algum desses artistas já ultrapassou a marca de 20 milhões canções executadas no Spotify e se teve um crescimento de interesse superior a 2.000% entre janeiro de 2013 e junho de 2015. Pode parecer algo absurdo, mas é exatamente isso o que define uma carreira meteórica que leva alguém do mais completo anonimato ao sucesso estrondoso.

Assim, o Spotify acaba introduzindo um elemento a mais na briga pelo mercado de streaming de músicas. Enquanto o Apple Music aposta na curadoria de conteúdo, o Find Them Music funciona como uma forma de você rever seus gostos e mostrar ao mundo que existe muito mais coisa além de Taylor Swift, Nicki Minaj e todos esses nomes que estão sempre nas paradas de sucesso.

Fonte: Find Them First, TechRadar, Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.