Spotify testa botão de criação de podcasts para direcionar usuários ao Anchor

Por Wagner Wakka | 28 de Agosto de 2019 às 13h15
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

O Spotify entrou no mercado de podcasts com força no ano passado. A empresa não só passou a integrar programas em seu app, como também comprou a Anchor, uma das principais plataformas para publicação deste formato do mundo. Agora, a companhia está estimulando usuários dentro do app do Spotify a começarem a produzir seus próprios programas publicando pelo Anchor, com botão de criação de conteúdo.

Aqui vale uma pequena explicação sobre qual a função de cada uma das companhias. O Anchor é um serviço no qual usuários podem subir seus arquivos de podcast e compartilhar com outros usuários. Para oferecer um programa, é preciso ter um servidor e o Anchor é já voltado especificamente para podcasts, com ferramentas de edição, publicação, estatísticas, entre outros.

Após subir os arquivos em um servidor (como Anchor, SoundCloud ou outro qualquer) é que o usuário pode inscrever seu podcast na plataforma do Spotify. Assim, o programa aparece listado na aba do app. Ou seja, o Anchor é onde os arquivos ficam guardados para que eles apareçam no Spotify.

O Spotify comprou a plataforma por US$ 140 milhões, com objetivo de conseguir a biblioteca de 15 bilhões de horas de conteúdos que o Anchor tem arquivado.

É por isso que agora a empresa quer estimular seus usuários a não só produzir podcasts, mas que façam pela plataforma do Anchor. Dentro da aba de podcasts do Spotify, há um espaço destacado para criação, focado em alguns usuários. Quem reparou nesta novidade foi Jane Manchu Wong, conhecida por antecipar informações de aplicativos ao analisar os códigos dos mesmos.

O curioso é que a mudança começou a ser testada aqui no Brasil. Pelo Twitter, ela mostrou imagens da publicidade. “O Spotify está testando um botão ‘criar podcast’ para direcionar seus usuários do app para o Anchor, uma plataforma de criação de podcasts que o Spotify adquiriu recentemente. É interessante que essa é a versão brasileira da página de promoção do Anchor”, aponta ela.

A publicidade aponta que o serviço é totalmente gratuito e direciona o usuário para a loja da Google ou Apple de acordo com o sistema operacional do smartphone.

Após o investimento em podcasts, o Spotify revelou que houve aumento de 330% na audiência do canal, dentro do seu serviço, em um ano. Além do Anchor, a empresa também comprou a Gimlet, voltada para produção de conteúdo em áudio, pelo montante de US$ 200 milhões.

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.