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Spotify pode fechar cerco sobre uso indevido de planos familiares

Por| 28 de Setembro de 2018 às 10h22

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A assinatura de planos familiares do Spotify é uma prática bastante usada por grupos de pessoas, mesmo aquelas que não compartilham o mesmo sangue, como uma forma de reduzir o custo das mensalidades. Mas essa ideia pode cair por terra em breve, como indica um e-mail enviado para uma pequena parcela de usuários, solicitando coordenadas de GPS para confirmação de endereço.

Os registros começaram a aparecer nas redes sociais em meados de setembro, mas ganharam força nesta semana quando mais uma parcela de utilizadores recebeu a notificação. Em todas, o Spotify afirma que, para continuidade de uso do plano familiar, é preciso confirmar a localização, caso contrário o assinante pode perder acesso à conta.

Os termos de uso do serviço são claros quanto a isso, afirmando que os planos Premium Familiares, como são chamados no Brasil, valem para até cinco pessoas que residam em um mesmo endereço. Por outro lado, a família é citada apenas no nome, indicando que amigos que dividem uma residência também podem dividir uma assinatura, mas que a recíproca pode não ser verdadeira, com familiares que moram em diferentes casas ficando de fora da barganha.

É esse, inclusive, o principal ponto de discussão nas redes sociais, sobre o qual o Spotify ainda não se pronunciou de forma direta. Se o plano é familiar, então irmãos que moram em cidades diferentes podem fazer parte dele? Ou, então, se o ponto definidor é o endereço, a oferta acaba valendo também para residências compartilhadas, mesmo que os usuários não tenham o mesmo sobrenome?

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Seja como for, a verdade é que a economia gerada pelo suposto mau uso desse tipo de pacote deve impactar bastante nas receitas, conforme demonstrado pela queda de 12% nas receitas por usuário, exibida no relatório da companhia sobre o segundo trimestre de 2018. O Spotify não fala especificamente sobre esse tipo de divisão, mas, de acordo com dados da Billboard, pelo menos metade dos assinantes de serviços musicais utilizam planos familiares, que em alguns casos podem reduzir em até 75% os valores das mensalidades.

Em comunicado à imprensa, o Spotify disse que os e-mails fazem parte de testes de melhorias na experiência dos usuários de planos familiares, como faz com todas as suas funcionalidades de tempos em tempos. Por outro lado, a plataforma também afirmou que não poderia dar detalhes sobre o intuito específico dos pedidos de localização dos usuários, nem comentou se pretende tomar atitudes contra um possível mau uso das ofertas.

Fonte: The Verge