Spotify lança sistema de recomendações semanais de músicas

Por Redação | 20.07.2015 às 13:00

Artistas, qualidade e disponibilidade, há muito tempo, deixaram de ser o grande mote da divulgação de serviços de streaming de música. A grande tendência, agora, são os sistemas de sugestão, que permitem ao usuário não apenas ouvir aquilo que já conhece nas plataformas, mas também conhecer coisas novas. E é justamente pensando nisso que o Spotify lançou nesta segunda-feira (20) sua nova função, a playlist Discover Weekly.

Como o nome já diz, trata-se de uma lista de reprodução semanal que vai trazer novidades para os ouvintes frequentes. O recurso é personalizado para cada usuário do Spotify e, toda segunda-feira, apresenta novas músicas e artistas com base no histórico recente de uso, além das preferências de amigos e de pessoas com gostos similares.

Com lançamento segmentado, a lista está sendo disponibilizada aos poucos e de acordo com o território, estando disponível para todos os usuários a partir das próximas semanas. Os brasileiros ainda não podem acessá-la, mas quando puderem, ela poderá ser escutada a partir do menu na lateral esquerda do Spotify, junto com as playlists criadas ou curtidas. A novidade vale tanto para assinantes quanto para quem usa a versão gratuita do serviço, baseada em anúncios.

Spotify Discover Weekly

Segundo o Spotify, a ideia é que a lista semanal seja mais focada em artistas novos e lançamentos do que nos hits mais ouvidos do site. Como o objetivo de todo o sistema de recomendações é expandir os horizontes musicais do usuário, de nada adianta entregar a ele apenas faixas manjadas ou de músicos que ele já conhece. Toda segunda, serão cerca de 30 faixas entregues, totalizando aproximadamente duas horas de música.

A demora para liberar a Discover Weekly para todos os usuários também tem a ver com o funcionamento do sistema. Além de evitar que os servidores se estressem com a nova demanda, o Spotify informa que seu algoritmo pode levar desde algumas horas até dias compondo uma lista de reprodução para os usuários, pois tudo depende da frequência de uso. Sendo assim, o ideal foi investir em uma liberação segmentada, de forma a não entregar uma experiência capada para alguns.

Uma vez que a lista de reprodução estiver disponível para um usuário, porém, ela será atualizada todas as semanas. A ação não depende da ação do usuário, então, se você ainda não tem acesso à novidade, é só esperar que ela deve estar disponível logo mais.

Fonte: The Verge