Spotify lança recurso para ajudar amigos a descobrirem gosto musical em comum

Por Redação | 23 de Setembro de 2015 às 12h45

O Spotify lançou um novo aplicativo web projetado para ajudar amigos a descobrirem pontos em comum em seus gostos musicais. A novidade é mais uma forma de mostrar como os algoritmos inteligentes do serviço de streaming de música são eficientes no quesito descoberta de músicas.

Como a música muitas vezes é usada como forma de criar novas amizades, o Spotify quer usar o chamado Mix Mates para atingir estudantes e universitários; no entanto, qualquer pessoa pode usar a ferramenta.

Para usar o Mix Mates, basta entrar no site do serviço, digitar o nome do seu artista preferido e, em seguida, a banda predileta do seu amigo. Automaticamente, o Spotify gera uma playlist e ainda diz qual é o "grau de separação musical" entre os dois artistas.

O número de faixas presentes na lista de reprodução criada pelo serviço espelha a quantidade de graus de separação entre os dois artistas (e, portanto, entre os dois amigos) e inclui também uma música de cada um deles.

Outro detalhe interessante é que você não é obrigado a vincular sua conta do Spotify para usar o Mix Mates. Porém, você pode fazer login para compartilhar as playlists geradas e salvá-las para ouvir mais tarde.

Embora possa ser interpretado como pouco mais do que uma experiência divertida, o Mix Mates representa parte do esforço do Spotify para ajudar seus usuários a descobrirem novas músicas com base em gostos. Em julho, o serviço de streaming introduziu uma lista semanal de músicas recomendadas com base no hábito de escuta de cada um, e isso tem gerado um feedback positivo dos usuários.

Via Venture Beat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.