Spotify lança "Radar de Novidades", nova playlist de sugestões para os usuários

Por Redação | 05 de Agosto de 2016 às 09h52
photo_camera Divulgação

O Spotify está avançando em sua estratégia de fornecer conteúdo personalizado para cada um de seus milhões de usuários em todo o mundo. Depois do sucesso da playlist "Descobertas da Semana", que obteve 40 milhões de usuários em seu primeiro ano, a empresa anunciou o lançamento do "Radar de Novidades". A nova lista de reprodução inclui 2 horas de músicas selecionadas por algoritmos personalizados que analisa o gosto musical dos usuários.

A playlist será atualizada semanalmente, na sexta-feira, e já está disponível na aba "Navegar". O conteúdo presente na lista contará com novos lançamentos e músicas familiares. "Da mesma forma que a 'Descobertas da Semana' foi capaz de distinguir o Spotify de outros serviços de música, nós estamos tentando mostrar que o Spotify entende os usuários melhor do que ninguém", disse o engenheiro-chefe de produto da empresa, Edward Newett. "Eu acho que, com o tempo, vamos ver outros serviços de música construindo clones da 'Descobertas da Semana'. Somos o primeiro a resolver isso. Nós somos o maior em termos de fluxo de dados para trazer personalização necessária para realizar esta função."

Spotify

O objetivo da playlist "Radar de Novidades" é fornecer músicas similares às ouvidas pelos usuários e com a maior precisão possível. Sendo assim, ela é diferente da "Descobertas da Semana", que tem como principal função disponibilizar novas canções para seus usuários.

Parece que agora estamos começando a ver mais um dos bons frutos da aquisição da The Echo Nest (empresa de personalização de dados musicais) feita pelo Spotify em 2014 e o lançamento da nova lista de reprodução põe o serviço em evidência em relação aos concorrentes do mercado de streaming, algo que se iniciou com a "Descobertas da Semana".

Para se ter uma ideia, a playlist mais velha atingiu a marca de 5 bilhões de músicas reproduzidas em seus primeiros 10 meses. Mais da metade dos usuários da playlist salvam pelo menos uma música e ouvem pelo menos 10 faixas a cada semana. Resta saber se a "Radar de Novidades" também será tão bem-sucedida assim.

Via TechCrunch