Spotify concorda em pagar US$ 21 mi em royalties não pagos desde sua fundação

Por Redação | 18 de Março de 2016 às 12h45

O líder no mercado de streaming de música, o Spotify, concordou em pagar uma quantia relevante em relação a royalties exigidos pela National Music Publishers Association (Associação Nacional de Editores de Música). A empresa pagará cerca de US$ 21 milhões em royalties não pagos desde de sua fundação. O acordo coloca fim a um impasse, tranquilizando o mercado de música digital.

Além do pagamento, o Spotify se comprometeu a criar um site especial par que os artistas que produzem suas músicas possam reivindicar seus direitos dentro de três meses. Caso isso não seja feito, a parte do dinheiro (ou royalties) destinada a eles será dividida entre todos os outros.

Além do caso do Spotify, outra importante empresa da indústria da música, o Soundcloud, assinou um acordo com a Sony para pagar oficialmente royalties e sediar legalmente as músicas que levam a etiqueta da gravadora. Isso preenche o último elo que faltava para voos maiores do Soundcloud, visto que a empresa já assinou acordos com outras grandes gravadoras, a Warner e a Universal. Além disso, a empresa já possui mais de 20 mil selos independentes.

Com os acordos, o Soundcloud pode finalmente abrir caminho para lançar seu próprio serviço de assinatura de música, potencialmente o colocando como concorrente das principais plataformas da atualidade, como Spotify, Tidal, Google Play Music e Apple Music. Como parte do acordo, a Sony irá deter uma participação no capital da empresa, similar ao que já faz com o Spotify.

Ambos os casos são significativos e apontam um passo maior na maturidade do mercado de streaming. Visto que cada vez mais usuários consomem música digital, é importante que todos eles paguem de alguma forma pelo que ouvem. Certamente, as gravadoras estão de olho no mercado de streaming e têm interesse em seguir a tendência de consumo digital através das plataformas oferecidas, desde que elas repassem devidamente os royalties que foram acordados.

Via TechRadar

Fonte: http://www.techradar.com/us/news/internet/spotify-agrees-to-pay-21m-in-unpaid-royalties-as-soundcloud-signs-deal-with-sony-1317272?src=rss&attr=all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.