Spotify chega ao Japão ainda este mês; entenda a importância disto

Por Redação | 16 de Setembro de 2016 às 09h18

Após mais de um ano de negociações, o Spotify finalmente desembarcará no Japão até o fim deste mês. A informação foi confirmada por uma fonte ligada à companhia ao portal TechCrunch nesta quinta-feira (15).

A chegada da companhia sueca em solo japonês acontece após mais de dois anos de contratações e 18 meses de ela abrir seu escritório por lá. Pode parecer tempo demais, é verdade, mas o mercado exigiu todo um planejamento por parte de Daniel Ek. Isso porque o país é o segundo maior mercado em venda de músicas do mundo - movimentando cerca de US$ 3 bilhões por ano - e seus consumidores ainda preferem comprar CDs a consumir conteúdo multimídia sob demanda.

Para driblar e mudar esse costume, o Spotify foi à caça, fechando contratos com todas as grandes gravadoras do Japão e contratando pessoal de algumas delas. Além disso, ainda não há tanta demanda para serviços de streaming no país - por exemplo, basta procurar pelos principais artistas no YouTube para notar que pouquíssimos têm canais oficiais -, mas a companhia está disposta a criá-la e patrocinar a migração definitiva da mídia física para o formato digital.

Caso o planejamento de cerca de dois anos seja bem executado, então estamos diante da mais nova mina de ouro da plataforma de streaming. Um mercado inexplorado e com o potencial gigantesco que o Japão tem significa mais renda e, consequentemente, mais royalties pagos aos músicos.

Via TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.