Soundcloud fecha acordo de licenciamento com a Universal

Por Redação | 13 de Janeiro de 2016 às 15h27

A Universal Music Group é a mais nova gravadora a se unir ao Soundcloud em um acordo de licenciamento. Segundo o acordo, todo o catálogo de artistas e músicas da empresa pode, agora, ser disponibilizado para streaming por meio da plataforma, o que permite também que os artistas monetizem seus trabalhos disponíveis por lá.

Entre os músicos que passam a fazer parte do serviço estão U2, Katy Perry, Sam Smith, Kanye West, e diversos outros. O portfólio da Universal se une a outros que já estão presentes no Soundcloud, como a Warner Music Group e o Merlin, uma companhia que representa os interesses de centenas de artistas e gravadoras independentes.

A aproximação entre a Universal e o Soundcloud, entretanto, é mais antiga que o acordo firmado agora, que apenas oficializa a inclusão do portfólio passado da gravadora. Miley Cyrus, por exemplo, liberou seu mais recente álbum, “Miley Cyrus & Her Dead Petz”, primeiro no serviço, assim como os astros Drake e Kanye West também já lançaram faixas exclusivas por meio do site.

Entendendo que sua plataforma deixa cada vez mais de ser apenas um hub para lançamento de novos astros e criadores de conteúdo, o Soundcloud também pretende se posicionar como um grande player no mundo do streaming musical, concorrendo com nomes como Spotify, Apple Music e Rdio. Para isso, a empresa pretende lançar um serviço de assinaturas que acaba com a exibição de anúncios nas páginas, além de trazer outras vantagens para os membros.

Para alcançar tais ideais, o Soundcloud confirmou, no início da semana, a obtenção de um financiamento de US$ 35 milhões da Tennenbaum Capital Partners. O dinheiro será colocado na expansão e melhoria dos serviços e acontece na forma de linha de crédito, sem que a companhia entregue parte de seu controle para terceiros, no que foi considerado uma amostra da robustez de suas propostas e situação financeira.

Fonte: The New York Times

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.