Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bad Bunny e Marília Mendonça são artistas do ano no Spotify

Por| 01 de Dezembro de 2020 às 12h12

Link copiado!

Instagram pessoal
Instagram pessoal
Tudo sobre Spotify

Ao contrário do esperado, o ano de 2020 no Spotify não foi do k-pop, apesar do gênero e seus principais grupos, como o BTS, seguirem batendo recordes na plataforma e em todo o mundo. Quem dominou a lista das mais ouvidas da plataforma em todo o mundo foram um canadense e um porto-riquenho: The Weeknd e Bad Bunny foram os artistas preferidos do público de um dos principais serviços de streaming do mercado atual.

O autor de Blinding Lights acumulou nada menos do que 1,6 bilhão de reproduções de seu grande sucesso, lançado originalmente em novembro do ano passado e se mantendo no topo das paradas desde então. Já Bad Bunny acumulou o maior número de streaming em toda a sua obra ao longo de 2020, com destaque para o álbum YHLQMDLG, o segundo de sua carreira, que foi o mais tocado do Spotify. No total, o disco arrebanhou 3,3 bilhões de plays.

Continua após a publicidade

No Brasil, entretanto, deu a lógica, com o sertanejo mais uma vez dominando as paradas nacionais. No Brasil, Marília Mendonça foi a artista mais ouvida do ano, enquanto a canção Liberdade Provisória, de Henrique & Juliano, foi a mais tocada. Entre as playlists, a viola também cantou, com a lista Esquenta Sertanejo e seus cinco milhões de seguidores, presente desde o lançamento do Spotify no país, sendo a mais ouvida — a sequência também aparece entre as maiores do mundo, segundo a plataforma.

O álbum nacional mais ouvido de 2020 foi O Embaixador in Cariri (Ao Vivo), de Gusttavo Lima, mais uma vez solidificando o domínio sertanejo na plataforma. Marília Mendonça, claro, também aparece como a mulher mais ouvida da plataforma, seguida de Anitta e Maiara & Maraisa, que também marcam presença na lista das 10 mais do Brasil, na sétima e décima colocação, respectivamente.

Billie Eilish levou, pelo segundo ano seguido, a honraria de artista do gênero feminino mais ouvida no Spotify, apesar de não aparecer, assim como nenhuma outra mulher, na lista dos cinco artistas mais ouvidos do ano em todo o mundo, que depois de Bad Bunny, tem Drake, J. Balvin, Juice WORLD e o próprio The Weeknd. Entre os discos, entretanto, Dua Lipa aparece na quinta posição com Future Nostalgia, atrás de After Hours, também do cantor canadense, Hollywood’s Bleeding, de Post Malone, e Fine Line, de Harry Styles.

Continua após a publicidade

O sucesso do TikTok durante o período de quarentena levou Dance Monkey, de Tones and I, a se tornar a faixa mais localizada pelo Shazam durante o ano de 2020, com nomes como Cardi B e BTS, também bastante usados na rede social, também aparecendo na lista. Entretanto, nenhuma das faixas surge como a mais ouvida do ano, além da ganhadora, apesar de terem quebrado recordes em outras plataformas.

Também repetiu a honraria o podcast The Joe Rogan Experience, que foi o mais ouvido do ano e deixou para trás grandes veículos de informação, como o TED Talks Daily e o The Daily, além de grandes nomes como Michelle Obama, que pegou a quarta colocação com o seu programa. Call Her Daddy completa o top 5 do gênero, que segundo o Spotify, teve o dobro de ouvintes em relação a 2019, com mais de um milhão de programas disponíveis na plataforma.

Os números, inclusive, justificam as estratégias do Spotify nesse segmento, já que dois dos integrantes dessa lista são, justamente, exclusivos da plataforma. Enquanto The Michelle Obama Podcast já surgiu podendo ser ouvido apenas no serviço, o The Joe Rogan Experience ganhou esse caráter em setembro, com a empresa adquirindo os direitos dedicados de distribuição por tempo indeterminado.

Continua após a publicidade

No Brasil, o podcast mais ouvido foi o Horóscopo Hoje, com episódios diários sobre o que os astros têm a dizer para as pessoas; Café da Manhã, uma parceria entre o Spotify e o jornal Folha de S.Paulo com as principais notícias do dia; e o Primocast, sobre investimentos, finanças e empreendedorismo.

Confira as principais listas do ano no Spotify. Nas próximas semanas, o Spotify também deve lançar a sempre esperada lista Wrapped, que reúne as métricas relacionadas a cada usuário, especificamente, reunindo os artistas, faixas e gêneros mais ouvidos por cada pessoa no ano, junto com recomendações para seguir adiante na experiência.

Artista brasileiro

Continua após a publicidade
  1. Marília Mendonça
  2. Henrique & Juliano
  3. Gusttavo Lima
  4. Zé Neto & Cristiano
  5. Jorge & Mateus
  6. Os Barões da Pisadinha
  7. Anitta
  8. Matheus & Kauan
  9. Alok
  10. Maiara & Maraisa

Artista global

  1. Bad Bunny
  2. Drake
  3. J Balvin
  4. Juice WORLD
  5. The Weeknd

Música mais ouvida no mundo

Continua após a publicidade
  1. “Blinding Lights”, de The Weeknd
  2. “Dance Monkey”, de Tones And I
  3. “The Box”, de Roddy Ricch
  4. “Roses – Imanbek Remix”, de Imanbek and SAINt JHN
  5. “Don’t Start Now”, de Dua Lipa

Música mais ouvida no Brasil

  1. “Liberdade Provisória” - Henrique & Juliano
  2. “A Gente Fez Amor - Ao Vivo” - Gusttavo Lima
  3. “Graveto - Ao Vivo” - Marília Mendonça
  4. “Volta por Baixo - Ao Vivo” - Henrique & Juliano
  5. “S de Saudade” - Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano
  6. “Litrão - Ao Vivo” - Matheus & Kauan
  7. “Barzinho Aleatório - Ao Vivo” - Zé Neto & Cristiano
  8. “Don't Start Now” - Dua Lipa
  9. “Cheirosa” - Ao Vivo - Jorge & Mateus
  10. “Sentadão” - Felipe Original, JS o Mão de Ouro, PEDRO SAMPAIO
Continua após a publicidade

Álbum mais ouvido

  1. YHLQMDLG, Bad Bunny
  2. After Hours, The Weeknd
  3. Hollywood’s Bleeding, Post Malone
  4. Fine Line, Harry Styles
  5. Future Nostalgia, Dua Lipa

Maiores podcasts em todo o mundo

  1. The Joe Rogan Experience
  2. TED Talks Daily
  3. The Daily
  4. The Michelle Obama Podcast
  5. Call Her Daddy
Continua após a publicidade

Maiores podcasts brasileiros

  1. Horóscopo Hoje
  2. Café da Manhã
  3. Primocast
  4. Nerdcast
  5. Flow Podcast