Rafaela Silva ganha playlist especial no Spotify

Por Redação | 09.08.2016 às 12:12

Nesta segunda-feira (08), a judoca Rafaela Silva encheu os corações dos brasileiros de amor ao ganhar o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. E em meio a declarações nas redes sociais, imagens compartilhadas e muito orgulho de nossa compatriota, o Spotify resolveu fazer das suas e publicou uma playlist em homenagem à atleta.

Com 18 músicas e pouco mais de uma hora de duração, a lista reúne artistas nacionais e internacionais, mas a grande presença, claro, é dos brasileiros. Nomes como Tim Maia, Dead Fish, Djavan e Jota Quest dividem a lista com Jon Secada e John Herbert, todos com músicas que homenageiam ou contam histórias de luta e superação.

As faixas, inclusive, não foram escolhidas por acaso, nem aparecem em uma ordem aleatória. Como já havia feito antes, o Spotify, mais uma vez, faz sua celebração em forma de palavras, montando uma frase com os títulos. Ao unir os nomes, temos “Rafaela, menina de ouro, você fez a gente virar, gritar e se sentir ainda mais brasileiro. Muito obrigado. Você é foda... Parabéns guerreira, essa é pra você. Foco, Força e Fé”.

As três últimas palavras são realmente perfeitas para descrever a trajetória de Rafaela Silva, menina pobre do bairro de Cidade de Deus, do Rio de Janeiro, que encontrou o judô por meio de um projeto social. Com o apoio da Marinha, onde é terceiro sargento, começou a se destacar em 2011, quando ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do México.

Dificuldades, entretanto, vieram no ano seguinte, quando ela foi desclassificada da Olimpíada de Londres devido a um golpe ilegal. Criticada dentro de seu país por conta da desclassificação e sofrendo com o racismo e xenofobia fora dele, Rafaela Silva continuou treinando e conquistando medalhas com foco em 2016. A consagração veio nesta segunda-feira (08), quando ela venceu Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia, e conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro.

Fonte: Spotify