Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que tal curtir um funk em um litofone eletromecânico?

Por| 28 de Setembro de 2018 às 08h16

Link copiado!

Que tal curtir um funk em um litofone eletromecânico?
Que tal curtir um funk em um litofone eletromecânico?

Os litofones surgiram muito antes do groove viciante de James Brown chacoalhar as paradas musicais dos EUA. De fato, esse parente próximo do xilofone (ambos pertencentes à família dos chamados idiofones) era particularmente apreciado entre os chineses, sendo utilizado em festas e rituais religioso há pelo menos 3.000 anos – alguns exemplares até acabaram sepultados com seus proprietários. Mas isso, é claro, não significa que o projeto não possa ser atualizado para tocar algo muito diverso da música sacra oriental.

Senão, confira o vídeo abaixo, em que o litofone do músico Jay Harrison se transforma em puro “groove” para executar a faixa It Gets Funkier III, da banda de funk estadunidense Vulfpeck. A geringonça eletromecânica do Sr. Harrison se parece com o resultado de se largar um instrumento ancestral dentro de um clube audiovisual lotado de nerds iconoclastas; e o resultado é, de fato, curioso.

Graduado pela Staffordshire University com menções honrosas em “Tecnologia Musical Criativa”, o inventor do litofone eletromecânico advoga pela utilização de métodos e instrumentos inusitados para fazer música. “Jay é apaixonado por desenvolver instalações sonoras inovadoras, novos instrumentos musicais e ferramentas de áudio, trabalhando tanto com hardware quanto com software”, conforme consta da descrição do site oficial do inventor.

Continua após a publicidade

A descrição continua: “Ele acredita que os instrumentos musicais e a arte sonora jamais deveriam limitar a liberdade criativa e, dessa forma, se esforça para produzir trabalhos que garantem que os artistas sejam limitados apenas pela sua própria visão criativa”. Uma boa missão, sem dúvida. Ademais, caso o funk afro-americano não seja tão a sua praia, há também uma bela versão igualmente eletromecânica de No Surprises, da banda Radiohead (abaixo).

Fonte: Eletromechanicalmusic