Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Playlists inspiradas no coronavírus fazem sucesso no Spotify

Por| 13 de Março de 2020 às 20h00

Link copiado!

9to5mac
9to5mac
Tudo sobre Spotify

Segundo o dicionário, um dos significados da palavra “limite” é “marca a partir da qual não se pode continuar”. Alguém esqueceu de contar isso para a internet, aparentemente.

Com a crescente abrangência do novo coronavírus SARS-CoV-2, do qual provém a doença COVID-19, algumas pessoas estão buscando formas criativas de aliviar a tensão causada pela pandemia. Uma das soluções encontradas foi criar playlists inspiradas na doença em serviços de streaming musical, como o Spotify.

Uma busca rápida no Spotify mostra nomes como “Coronavírus Beats” ou “Coronavírus 2020”, marcadas por fotos de pessoas com máscaras cirúrgicas e fotos do falecido rei do pop, Michael Jackson.

Continua após a publicidade

Além do mais, essa tendência se tornou uma brincadeira globalizada: o Business Insider conversou com uma profissional do ramo musical, na Itália, que disse que isso é uma forma de ela “comunicar seus sentimentos” e “selar um momento particular da história em nossas mentes”.

Carlota Freni reside no país que hoje está completamente fechado, já que os números do coronavírus lá continuam a aumentar, e é a criadora da playlist “Songs for Pandemics”. Ela disse que a ideia veio lá pelo “Dia 23 do fechamento”, quando ela se encontrava no supermercado e, segundo a própria afirma, “fotografou as prateleiras vazias e experimentou pela primeira vez o medo e a desordem de uma população assustada”.

“Eu tinha consciência de que deveríamos ficar em casa a fim de prevenir um desastre sanitário”, ela disse ao Business Insider, “então eu decidi criar uma playlist para os meus amigos, para compartilhar com eles alguns sons legais e boas vibes, e deixar o dia correr”. A playlist que ela criou, porém, não segue a premissa de outras do tipo, pois contém sons sem referência direta a venenos, doenças ou termos que tragam alusão ao coronavírus.

Continua após a publicidade

Isso leva a crer que outras playlists foram criadas com um único propósito: memes. A playlist simplesmente intitulada “CORONAVIRUS”, autorada pelo internauta Devin Sage, parece seguir mais essa linha, e algumas listas criadas aqui no Brasil vão nessa premissa, incluindo músicas como “Toxic” (Britney Spears), “Sicko Mode” (Travis Scott) e “Mask off” (Future), entre outras.

Mas como nem todo meme é exclusivamente para fazer gracinhas, a playlist “Coronavirus Washing Hand Playlist” tem um propósito mais útil: ela é recheada de trechos — geralmente refrões ou encores — de 20 segundos em média de duração. A ideia é que você ouça esses trechos enquanto lava as mãos, já que a recomendação generalizada para essa parte da higiene é que ela dure pelo menos 20 segundos.

Continua após a publicidade

Como todas essas listas são criadas pelos usuários do Spotify, é natural que a empresa sueca em si não tenha como restringir ou encorajar esse comportamento. Por essa razão, ela preferiu não tecer comentários.

De qualquer forma, se essa for a sua praia, uma busca por “coronavírus” no seu streaming favorito deve render alguns resultados divertidos.

Fonte: Business Insider