Playback.FM mostra música que dominava o topo das paradas quando você nasceu

Por Victor Alcaide Teixeira

O Playback.FM é um serviço online gratuito disponível para navegadores que inclui desde clássicos de 1900, como Ada Jones e Harry MacDonough, até artistas e bandas da atualidade, como Maroon 5, Calvin Harris e Justin Bieber. Apesar disso, o grande atrativo do serviço é mostrar para o usuário a música que "bombava" nas rádios no minuto que ele nasceu, bastando inserir a data de aniversário completa na página oficial.

Descubra qual era a canção "top" no dia que você nasceu

Primeiramente, acesse o Playback. FM e informe uma data com dia, mês e ano na parte superior da tela. Depois disso, clique no ícone laranja que indica "Veja a canção". O resultado da busca vai aparecer com uma descrição completa da data de nascimento, bem como a canção que provavelmente tocava no hospital enquanto você nascia.

Playback.fm

Na ocasião, na data de seis de julho de 1990, que caiu em uma sexta-feira, nos deparamos com a icônica canção Step by Step, do New Kids on the Block. Ao exibir o resultado da pesquisa, o Playback.FM recomenda um vídeo no YouTube para que seja possível ouvir a canção sugerida no mesmo instante.

Outra característica interessante da ferramenta é que ela mostra exatamente a quantidade de minutos já vividos, assim como sugestões de rádios com as 100 principais músicas de cada época. Para ilustrarmos a matéria, utilizamos o ano de 1990, que recebeu clássicos de Madonna, Bon Jovi, Mariah Carey, Faith No More, Aerosmith etc.

Playback.fm: lista de músicas mais tocadas

Saiba que é possível ouvir os 100 principais hits de uma determinada geração sem precisar inserir a data de aniversário no Playback.FM. Caso você queira ouvir uma playlist com melodias de 1990, por exemplo, localize a opção "Classic #1 Hit Radio" para encontrar uma barra horizontal escura na parte superior do aplicativo, organizada por ordem cronológica. Feito isso, é só deixar a nostalgia "massagear" os ouvidos.