Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Música+Tech | Drake agora está cantando cercado por drones iluminados

Por| 05 de Setembro de 2018 às 17h25

Link copiado!

Música+Tech | Drake agora está cantando cercado por drones iluminados
Música+Tech | Drake agora está cantando cercado por drones iluminados

Artistas do hip-hop estadunidense costumam incorporar em seus shows elementos altamente tecnológicos, como é o caso da parceria firmada entre o cantor Kanye West e a cenógrafa Es Devlin, reconhecida mundialmente por criar estruturas de palco cinéticas que permitem interação com os presentes. Agora é a vez do rapper Drake, incorporar a tecnologia em suas turnês com o uso de drones no palco durante seu single "Elevate".

A empresa de drones Verity Studios, que já forneceu seus produtos para performances junto ao Cirque du Solëil e ao Metallica, está satisfeita com o uso de seus dispositivos aéreos nos shows do rapper: "Drake é o melhor que podemos chegar", disse Raffaello D'Andrea, fundador da Verity. Um concerto ao ar livre representa desafios para o vôo dos drones devido a interpéries climáticas e restrições de espaço, além do público. O mau funcionamento poderia ocasionar a queda dos drones na multidão, de forma que foi decidido que os dispositivos voadores ficassem apenas na região próxima ao palco, em volta do artista.

A parceria de Drake com a Verity exigiu que 200 drones fossem montados e enviados em um período inferior a 30 dias. A empresa, que não acompanha a turnê do rapper, forneceu os equipamentos e os operadores da equipe de Drake acionam os dispositivos durante as performances. "Drake queria a liberdade de se movimentar no palco e não se preocupar em ser cercado", disse D'Andrea. Os drones precisavam ser elevados acima do artista, sem aterrissar no cenário ou bloquear o caminho. "Não há muito espaço entre Drake e o público", completou o executivo, explicando que é nesse pequeno espaço que os dispositivos aéreos foram aterrissados.

Continua após a publicidade

Não são todas as músicas apresentadas no concerto que contam com a apresentação dos drones. "A presença deles é tranquila. Eles pairam como um pequeno show de luzes ao redor do cantor. De longe, eles parecem um pouco com vagalumes em uma noite de verão — ou talvez a luz de um fã ansioso. De perto, é difícil dizer a formação que eles fizeram em torno do artista. Eles saem tão silenciosamente quanto aparecem, e o show continua", disse o Verge sobre a apresentação.

No vídeo abaixo, é possível ver algumas imagens do momento que os dispositivos aéreos tomam conta do palco durante a música "Elevate" e o chão do cenário se torna uma tela projetando imagens de nuvens num fundo azul-céu, dando a impressão que o artista está nas alturas, como sugere o nome da canção:

A inovação não para por aí: ao longo da performance, o palco é transformado em um iPhone e dá vistas ao público à conta de Drake no Instagram. Canhões de iluminação a laser fazem com que uma quadra de basquete se forme no cenário em outro ponto da apresentação. Ainda há a surpresa do público quando uma Ferrari amarela voadora paira sobre a multidão.

Continua após a publicidade

D'Andrea recusou-se a revelar qual foi o custo dos drones para a equipe de Drake, embora a parceria firmada com o Cirque du Solëil, onde os drones carregavam lâmpadas, tenha custado por volta de meio milhão de dólares. "Não sei se os drones são o futuro do entretenimento, mas acho que a robótica e a Inteligência Artificial têm um enorme potencial em eventos ao vivo", disse o executivo, acrescentando que os planos da Verity incluem a expansão de suas habilidades para além de simples shows de luzes. "Não há muita tecnologia em eventos ao vivo. Nós sentimos que há muitas oportunidades lá", concluiu.

Fonte: The Verge