Grammy passa a considerar discos lançados na internet para premiação

Por Redação | 16.06.2016 às 16:14

Artistas independentes e gravadoras menores receberam uma ótima notícia nesta semana, quando o Grammy, um dos principais prêmios da indústria fonográfica, anunciou que vai começar a aceitar votos para álbuns lançados exclusivamente por streaming a partir do ano que vem. Eles passam a concorrer lado a lado com os discos convencionais, lançados em CD, por exemplo.

Algumas regras, entretanto, precisam ser seguidas, mas elas não parecem ser um problema para os artistas independentes ou menores que realmente levarem o trabalho a sério. De acordo com a organização do Grammy, valerão apenas os discos lançados em plataformas de streaming, pagas ou não, com pelo menos um ano de existência. Qualquer trabalho disponibilizado online a partir de 1º de outubro de 2015 pode concorrer nas categorias da premiação e receber votos dos jurados.

O movimento, de acordo com o evento, segue uma dinâmica que já vem acontecendo há alguns anos na indústria. Ele não apenas atende aos interesses dos consumidores, que cada vez mais consomem música pela internet, mas também das gravadoras, uma vez que, desde o ano passado, a RIAA, associação que representa os interesses das empresas fonográficas, passou a considerar também reproduções pela internet na conta para emissão de discos de ouro e de platina.

Além disso, de acordo com o Grammy, a ideia é dar mais reconhecimento a artistas independentes que, agora, possuem chance semelhante à de grandes músicos de serem indicados e até receberem um prêmio. Basta que os jurados da Academia Nacional de Artistas e Ciências Fonográficas votem neles. Os cinco mais citados formam a lista de indicados, e todos os membros escolhem novamente para eleger um vencedor.

A novidade vem em momento oportuno, principalmente para artistas como o rapper Chance, cujo álbum “Coloring Book” se tornou recentemente o primeiro lançado exclusivamente por streaming a chegar à lista dos 200 mais da Billboard. É dele, também, uma das grandes apostas para, quem sabe, ser o primeiro vencedor oriundo diretamente da internet.

A 58ª cerimônia do Grammy está marcada para acontecer no dia 12 de fevereiro de 2017. No Brasil, o evento costuma ser transmitido pelo canal à cabo TNT, enquanto os bastidores e a chegada dos artistas no tapete vermelho é televisionada pelo E!.

Fonte: Engadget